Saúde e Estética

A importância da esfoliação corporal 

18/03/22 - 08:59

Por Dr. Bernardo Teixeira

Dr. Bernardo Teixeira da Costa

Manter uma rotina de cuidados faciais e corporais é fundamental para deixar a pele bonita e saudável. A pele, o maior órgão do corpo humano, está sujeito diariamente a diversos danos que incluem poluição, vento, sol e variação de temperatura. Sem contar que muitas mulheres sofrem com alterações hormonais que podem influenciar diretamente na oleosidade do rosto ou no ressecamento excessivo dos braços e das pernas. Por isso, higienizar e hidratar essas regiões é necessário.

E não é só! A esfoliação entra como uma grande aliada da pele do rosto e do corpo. Ela serve como renovador celular desobstrui os poros e facilita a penetração de ativos, promovendo limpeza, eliminando impurezas e células mortas.

O que é a esfoliação?
A esfoliação é um importante processo na renovação celular da pele. Ela confere brilho e viço ao rosto e corpo, deixando-os com aspecto jovem e saudável. Para realização do procedimento existem duas opções: A esfoliação química e a física. 

A esfoliação química ocorre através de cremes compostos, principalmente, de ácidos. Esses produtos fazem com que as células mortas se desprendam, deixando a pele nova em evidência, que apresenta mais brilho e melhor textura. 

Enquanto que a física, é feita de forma mecânica, retirando as células a partir do atrito.

Qual é a diferença entre os esfoliantes corporais e faciais?
Embora tenham a mesma função, promover limpeza profunda e desobstrução dos poros, cada um tem características distintas.

. Corporais: Têm grânulos maiores, incorporados em sabonetes cremosos ou misturados a óleos naturais. São de fácil aplicação e espalhabilidade e promovem esfoliação homogênea, que resultará em pele mais fina, de textura regular e luminosa. 

Faciais: Contém grânulos de pequeno ou médio tamanho, com esferas uniformes e de preferência de origem natural. O ideal é que esfoliantes faciais sejam na forma de creme ou sabonete. Eles devem ter a capacidade de remover impurezas sem agredir a pele.

Atenção: Não use produtos corporais no rosto, por terem grânulos maiores, as versões corporais, quando colocadas em contato com a pele do rosto (bem mais sensível que a do corpo) pode causar lesões. É possível ocorrer à retirada do manto lipídico natural de proteção e defesa do tecido, responsável pela microbiota natural.

Respeite a periodicidade de uso dos produtos 
A frequência de uso do esfoliante vai depender do tipo de pele, por isso é importante seguir as instruções do seu dermatologista, ele irá te examinar e indicar o melhor produto para o seu caso.

Benefícios da esfoliação:
. Forte aliado no combate à celulite.
. Colabora para a correta circulação sanguínea.
. Melhora a tonalidade natural e uniforme da derme.
. Estimula o sistema metabólico.
. Devolve à pele um aspecto mais saudável.
. Confere um toque acetinado à derme.
. Ajuda na eliminação de toxinas.
. Deixa a pele mais uniforme.
. Relaxa o corpo.

Para saber mais e tirar suas dúvidas, procure ajuda profissional. A clínica Derm Way está localizada na Rua Princesa Isabel, 245, Centro em Sete Lagoas e atende de Segunda a Quinta de 08 às 17:30h e Sexta de 8h às 17h. Telefone para contato: (31) 3773 1234.

imagem

Dr. Bernardo Teixeira

Médico dermatologista e proprietário da Derm Way
Instagram: @drbernardoteixeira
Facebook: @drbernardodermatologista
www.dermway.com.br
Telefone: (31) 3774-0205 • 3773-1234
 

Veja Mais