Nossa História

A NOSSA HISTÓRIA: Ensino Primário em Sete Lagoas

25/05/24 - 09:00

Por Amauri da Matta

Nos dois últimos artigos, homenageei as mães, representadas por aquelas que contribuíram com o Diagnóstico Social da Política da Criança e do Adolescente em Sete Lagoas, a partir de seus depoimentos acerca do desafio que é educar os filhos. Nesse contexto, a escola assume um grande protagonismo. Seguindo o objetivo desta coluna, que é retratar a nossa história, e, em especial, a dos personagens que ajudaram em sua construção, apresento, hoje, como o ensino primário surgiu em nossa cidade, a saber: 

“Pelas informações verbais e também constantes de arquivos, os primeiros professores primários foram do sexo feminino, Mariana de Melo Pena, a qual, aliás, foi a primeira professora pública; do sexo masculino, João Marciano Ferreira da Costa, isto em 1864. Também o mestre Manuel Boleia mantinha uma escola particular, todos no Bairro da Várzea do João Corrêa. Depois tivemos os professores Cândido Maria de Azeredo Coutinho, isto já em 1888. Lecionou ele primeiramente em uma casa na rua Direita, hoje Paulo Frontin; depois em uma sala do Colégio “Sagrado Coração de Jesus”, à Praça da Piedade, sala cedida pelos Padres Belgas dirigentes do Colégio. Depois transferiu dita escola para a rua da Estação, hoje rua Dr. Pedro Luiz; mais tarde para a rua Senhor dos Passos e, finalmente, para a rua Dr. Pena. Manteve ele também, na Praça Melo Viana, em sua casa de residência, um colégio, onde lecionou para o curso primário e secundário. 

Segunda professora pública: D. Josefina Altina Vanderley Azeredo, também em 1888; aqui iniciou ela sua gloriosa e útil tarefa de mestra. Primeiramente, lecionou em uma casa na Várzea do João Corrêa; depois, em uma casa da rua da Estação e por último no Grupo Escolar Dr. Arthur Bernardes. D. Josefina Altina Vanderley Azeredo criou, em 1918, a Escola Particular que denominou Escola “Sagrado Coração de Jesus”. Tinha como auxiliar sua filha, a professora Conceição Azeredo. Tal Escola funcionou muitos anos no prédio da Liga Operária de Sete Lagoas, situada na Praça 1º de Maio, depois transferida para a rua Professor Teixeira da Costa, já agora em prédio próprio. As atividades dessa Escola foram encerradas em 1963. 

Terceira professora pública: D. América de Oliveira Cheles. Lecionou primeiramente em uma casa na rua Dr. Pena e depois na rua Pedro Luiz, casa 377. 

Quarta professora pública: Maria Emília Soares Amâncio. Lecionou em sua residência na rua São José. Professor Marciano Pereira da Silva, mais conhecido por Marciano Tão, lecionava em uma casa onde está hoje a Estação Rodoviária do Expresso Setelagoano. Professor José Cândido Campos. Lecionava na Praça Melo Viana, onde está hoje a casa do Sr. Francisco Vanderley Azeredo. Foram também professores Antônio Pereira da Silva Tão Júnior e alguns outros, inclusive professores particulares. Esses foram, sem dúvida, os primeiros a movimentarem o ensino primário em Sete Lagoas até 1910, quando foi criado o primeiro Grupo Escolar e seguintes (JOVELINO LANZA, História de Sete Lagoas, Subsídios, pág. 117. Sete Lagoas: Prefeitura, Edição Comemorativa do Primeiro Centenário da Criação do Município, 24-11-1867 a 24-11-1967).

Na sequência, JOVELINO LANZA lista os Grupos Escolares criados e instalados: a) Dr. Arthur Bernardes (08-02-1910-c); b) Professor Cândido Azeredo (20-02-1946-i); c) Maria Amâncio (1º-04-1946-c); d) Dr. Ulisses Vasconcelos (16-02-1952-i); e) Emílio de Vasconcelos Costa (24-09-1954-c); f) José Evangelista França (07-02-1958-i); g) Afonso Viana (28-06-1958-i) h) Dr. Avelar (05-02-1959-c); i) Quincas Nogueira (23-02-1963-i); j) Dr. Márcio Paulino (08-1963-i); l) Governador Juscelino (02-1965-i); m) Modestino Andrade Sobrinho (15-02-1965-i); n) Monsenhor Messias (1º-04-1965-i); m); e o) Santa Luzia (16-01-1966-i). Eis, portanto, os nossos professores que, ao lado de seus sucessores, escreveram e vêm escrevendo um belo capítulo de nossa história! Na foto, o primeiro Grupo Escolar de Sete Lagoas, Dr. Arthur Bernardes, inaugurado em 1910, onde está, hoje, o Grupo Escolar Dr. Ulisses Vasconcelos.                    


 

Amauri da Matta

Veja Mais