Arte e resiliência são lemas de mais uma edição do projeto Quarteirão Preto

Através da cultura e representatividade, evento chama atenção para a importância de celebrar as expressões do povo preto durante todo o ano

30/08/23 - 08:00

A 5ª edição do “Quarteirão Preto”, evento que reúne artistas de diversas linguagens, representatividade e resiliência do povo negro de Sete Lagoas, acontece no dia 02 de setembro a partir das 12h, no Anfiteatro Mauro Faccio Gonçalves do Centro Cultural Nhoquim Drummond (Casarão).

O evento de cunho popular, surge a partir da vontade de um grupo de amigos de terem um local de referência artística, onde pudessem se expressar e ver sua cultura representada de forma natural, sem caricaturas ou meramente para cumprir a cota. Segundo a produção do evento, o Quarteirão Preto representa uma alternativa de reunir sem medo e sem preconceito o nosso povo e celebrar as raízes da negritude. “Como pela cidade não se vê eventos pensados para nós, com a cara e a identidade do povo preto, decidimos que nós mesmos criaríamos esse espaço. Como uma forma de nos aquilombar, reconhecermos como a potência que somos e fortalecer, unidos pelas coisas que nos são caras e constroem nossa identidade e seja a mais legitima expressão da palavra representatividade.” Afirma Nana Andrade, uma das produtoras do evento.

Em sua 5ª edição, o Quarteirão Preto se estrutura para além de uma sequência de eventos de características afro-brasileiras, de acordo com Juliana Freitas, analista jurídica e produtora do projeto “a boa aceitação por parte do público e a entrega e compromisso dos artistas e prestadores de serviços que protagonizam nossas ações, vimos a necessidade de pensar o Quarteirão para além das fronteiras do mero entretenimento, e após um ano do primeiro evento vemos para o futuro um caminho próspero com vistas a expansão de suas atividades e constituição de sua personalidade jurídica para melhor fundamentar e viabilizar ações permanentes com resultados mensuráveis de forma concreta e eficiente.”  

Com apoio da Estância Diamantina, Butiquim Casa de Vó, Flor de Cajá Comunicação e Projetos, JAJ Advogados Associados, Boteco Di&Lu, COMPIR e Prefeitura de Sete Lagoas, o evento conta com uma programação diversificada como roda de samba, roda de capoeira, música, gastronomia, venda de produtos naturais, brechó, artes plásticas, lineart e serviços, batalha de MC 's, Bailinho de Vitrola, e muito mais.

A entrada é gratuita e o acesso será pela Ilka França. Para mais informações acesse @quarteiraopreto no Instagram ou pelo quarteiraopreto@gmail.com e (31)988977212 (WhatsApp). 

Veja Mais