Mãos na massa: Paloma mostra que é possível economizar fazendo a própria reforma

08/11/16 - 16:26

Com mais de dois milhões de visualizações em seus 26 vídeos no Youtube, a sete-lagoana Paloma Cipriano mostra como executar tarefas de uma obra civil. Conhecida também como Paloma Pedreira, a jovem de apenas 23 anos coloca, literalmente, a mão na massa ensinando desde a rebocar uma parede até a aplicar gesso.

 

Poderia ser tutorial de maquiagem ou de customização de roupa, mas Paloma decidiu divulgar uma das coisas que acredita fazer melhor: reforma! Inspirada pela mãe Ivone Pereira, Paloma sempre teve contato com esse tipo de trabalho. “Desde que nasci, a minha casa está em construção e cresci nesse ambiente. Minha mãe sempre foi muito guerreira e fez de tudo como capina ou rebocar uma parede. Então essa foi a minha inspiração e, aos 16 anos, fiz um curso de alvenaria para poder entender melhor as técnicas já que sabia muita coisa na prática, mas para poder aprimorar a execução. Sempre quis ver minha casa pronta e nunca tínhamos dinheiro para as obras. Eu e minha mãe sempre fizemos tudo da nossa casa então foi uma consequência da vida eu ter me inserido nesse processo”, conta.

 

NA INTERNET

Paloma sempre teve um Vlog (canal de comunicação que envolve vídeo e blog) e quando foi colocar o piso no quarto a mãe deu a ideia de gravar. “Depois que minha mãe me deu a ideia, eu não parei de gravar. Tudo que faço, em relação a reforma, na minha casa, eu faço o vídeo e posto em meu canal”, comenta.

Mas nem tudo são flores. Paloma conta que o sucesso também trouxe coisas negativas, como o preconceito. “Existe preconceito contra a mulher em qualquer lugar, recebo vários comentários preconceituosos de homens que, às vezes, nem percebem que estão sendo preconceituosos.  Essas pessoas deveriam rever o pensamento e olhar tudo que já fizemos e conquistamos para depois falar se somos realmente incapazes. Mas a parte boa é que esse preconceito ficou apenas no mundo virtual. Pessoalmente, não sofri esse tipo de preconceito”, diz.

 

ECONOMIA

Além de fazer com prazer, Paloma reforma a casa com a mãe por economia. “Quando a gente mesmo reforma, conseguimos economizar. Eu faço com a minha mãe por não ter como pagar, não sei dizer com precisão, mas a economia pode chegar a 50%”, afirma Paloma.

 

Desde assentar cerâmica a aplicar massa de gesso, Paloma tem feito de tudo. “Nos meus vídeos já ensinei como assentar cerâmica, fazer concreto, aplicar massa corrida, gesso, como mexer com ferramentas e colocar gesso em uma parede já rebocada. Essa foi, entre elas, a tarefa que considerei mais difícil, eu precisei fazer, errar pra depois conseguir acertar”, revela.

 

Apesar de ter feito diversas coisas, ainda deseja fazer mais. “Tenho vontade de fazer muitas coisas, mas às vezes não tenho o material ou a ferramenta disponível, por isso que minha obra caminha bem devagarzinho, já que faço de acordo com minhas condições”, diz.

 

O SUCESSO

Quando publicou o seu primeiro vídeo relacionado a construção é que Paloma começou a ser reconhecida pelo seu canal. “Descobri um público de pessoas que gostam de ver esse tipo de vídeo e, talvez, aprender pelas coisas que ensino e acho que o sucesso se dá exatamente por isso. A maioria dos canais femininos mostra tutoriais de maquiagem e o meu é diferente. Algumas mulheres chegam no meu canal e descobrem que elas podem mais do que imaginam. Já outras assistem aos vídeos e se identificam, dizendo que também fazem isso em casa”, conta.

 

Por se identificar muito com a área, Paloma pensou em investir na carreira fazendo Engenharia Civil, mas logo percebeu que não seria esse o seu futuro. “Como eu sempre estive envolvida com a área de construção, eu achei que gostasse de engenharia, mas eu não sou de exatas, gosto mais de “vender minha arte na praia” (risos). Com isso, preferi a publicidade e pretendo usar todo o meu conhecimento para melhorar os meus vídeos em relação a qualidade de imagem e, quem sabe, sobreviver apenas com meus vídeos”, conta Paloma.

 

Depois de dois anos de canal, Paloma foi chamada pela Rede Record para fazer uma demonstração, ao vivo, do que faz em seus vídeos. Além disso, a universitária teve sua história divulgada em grandes veículos nacionais como Folha de São Paulo e o site Catraca Livre. “Acredito que isso tudo está acontecendo como reconhecimento de todo meu esforço e, além de divulgar os meus vídeos, é uma forma de mostra que a mulher é capaz”, diz.

 

Paloma Pedreira pretende continuar investindo na carreira para que os seus vídeos tenham, cada vez mais, acessos. “Eu pretendo continuar fazendo meus vídeos e utilizando a publicidade para crescer nesse mercado de Youtuber, sempre sonhei com o dia em que meu canal fizesse sucesso e acho que esses dias estão chegando”, finaliza.

 

Confira o canal: http://migre.me/voTLV

 

 

ADRIELLE LOPES

 

Veja Mais