Crea-MG reforça fiscalização em Sete Lagoas e região

A blitz vai abranger Paraopeba, Prudente de Morais, Cordisburgo e Santana de Pirapama, e vai percorrer cerca de 200 obras e empresas na região.

25/05/22 - 15:43

A ação será realizada entre os dias 23 e 27 de maio. Imagem: Crea-MG
A ação será realizada entre os dias 23 e 27 de maio. Imagem: Crea-MG

Uma força-tarefa para fiscalizar a atuação profissional nas áreas de engenharia, agronomia e geociências está sendo realizada na região de Sete Lagoas, entre os dias 23 e 27 de maio. A blitz, promovida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (Crea-MG), reúne uma equipe composta por oito fiscais para percorrer cerca de 200 obras e empresas.


O objetivo das blitze, que contam com um maior número de fiscais vindos de outras regiões, é potencializar a fiscalização de rotina, promovendo a segurança da sociedade e dos contratantes. Segundo o inspetor-chefe do Crea-MG em Sete Lagoas, engenheiro ambiental Robson Dias Machado Júnior, há um grande número de obras sendo executadas na região.

“Além de Sete Lagoas, a blitz vai abranger Paraopeba, Prudente de Morais, Cordisburgo e Santana de Pirapama. A equipe de fiscalização vai circular por obras nestas cidades exigindo o responsável técnico com atribuição para desempenhar um trabalho de qualidade”, afirma o inspetor.  


Durante a ação, os fiscais exigem a participação efetiva e declarada de profissionais habilitados e empresas regulares à frente de serviços de engenharia, agronomia e geociências. O gerente da Divisão de Fiscalização, engenheiro eletricista Nicolau Neder, explica que o profissional deve ter atribuição para exercer a atividade e deve emitir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Já a empresa deve ser registrada no Crea-MG e possuir quadro técnico compatível com as suas atividades. “Mais do que atender a uma exigência legal, a participação do profissional nas atividades técnicas garante ao contratante as melhores soluções, respeitando o bem-estar social e humano, especialmente o coletivo, os critérios de segurança e o equilíbrio ambiental”, reforça Nicolau.


Balanço:
 Em 2021, o Crea-MG realizou 52.165 ações de fiscalização em todo o estado, que resultaram em 27.608 autuações. O Conselho verifica e fiscaliza o exercício e a atividade profissional de engenharia, agronomia, geologia, geografia e meteorologia, conforme prevê a Lei Federal 5.194/1966. A sociedade também pode contribuir com a fiscalização ao fazer denúncias quanto ao exercício ilegal destas áreas. É possível também denunciar infrações ao Código de Ética, como imperícia, imprudência e negligência. 


Confira mais informações no http://www.crea-mg.org.br/fiscalizacao/denuncias
 

Veja Mais