Colégio Batista de Sete Lagoas será inaugurado em fevereiro de 2020

21/08/19 - 12:05

Esse será o 10º colégio que integrará a Rede Batista de Educação. Lançamento foi realizado na noite desta terça-feira, 20, na ACI. Foto Ascom
Esse será o 10º colégio que integrará a Rede Batista de Educação. Lançamento foi realizado na noite desta terça-feira, 20, na ACI. Foto Ascom

O Colégio Batista Mineiro irá inaugurar, em fevereiro de 2020, uma unidade na cidade de Sete Lagoas, em Minas Gerais. Nessa terça-feira, 20 de agosto, a proposta da escola foi apresentada a convidados e lideranças da comunidade local na Associação Comercial e Industrial de Sete Lagoas.

 

Fundado em 1º de março de 1918, o Colégio Batista Mineiro é uma instituição centenária que está presente também nas cidades de Belo Horizonte, Betim, Ouro Branco e Uberlândia. Em Sete Lagoas, a escola atenderá do Maternal ao Ensino Médio. Com investimentos iniciais em torno de R$ 1,5 milhão, este será o 10º colégio da Rede Batista de Educação. 

 

A unidade Sete Lagoas funcionará no bairro Canaã e possuirá uma área de 5.870 m². Ao todo, a unidade contará com 18 salas de aula, dois laboratórios, biblioteca, duas quadras de esportes, auditório, área de lazer para as crianças, área verde, além da estrutura destinada à equipe administrativa. Serão 70 vagas de emprego diretas criadas para um início com 400 alunos, podendo chegar a 700 estudantes. Informações sobre contratações podem ser obtidas pelo e-mail curriculo@redebatista.edu.br

 

Educação socioemocional

Com a missão de ofertar educação integral, assim como as demais unidades da instituição, em Sete Lagoas, o Colégio Batista ofertará uma formação que une o melhor do conhecimento científico ao desenvolvimento socioemocional. Em vista disso, já há quase duas décadas, o plano pedagógico da escola está firmado na formação socioemocional dos estudantes, sendo esse um dos diferenciais apresentados nessa terça-feira. A atual proposta trabalhada pela instituição é a primeira no Brasil a aliar habilidades socioemocionais ao desenvolvimento de valores éticos e morais.

 

Conforme o professor Valseni Braga, diretor-geral da Rede Batista de Educação a qual o Colégio Batista faz parte, além de ser excelente em disciplinas como português e matemática, a instituição prima por uma formação que auxilia o estudante a compreender e administrar as próprias emoções e ações por meio do programa de educação socioemocional.

 

Pautado em uma dinâmica metodológica ativa, o programa proporciona uma constante formação de todos os participantes, ou seja, estudantes, educadores e familiares, baseados em um trabalho de permanente diálogo com as habilidades socioemocionais. “Sendo assim, a nossa proposta pedagógica visa repercutir o que é ensinado no Colégio também nas famílias e na sociedade, tornando-a um lugar melhor para se viver. Afinal, educar é colocar o saber em ação”, afirma o diretor-geral.

 

Utilizando o material didático do programa socioemocional Bene, ao todo, o Colégio Batista trabalha com uma matriz formada por 16 competências e 43 habilidades socioemocionais, como lócus de controle, autoconfiança, metacognição, cooperação, tomada de consciência, reflexão crítica, empatia, entre outros. A escola trabalha ainda com o estudante 52 virtudes, entre elas: respeito, generosidade, justiça, verdade, honestidade e coragem.

 

Ensino bilíngue e de robótica

O projeto pedagógico da unidade Sete Lagoas incluirá na grade curricular também o ensino bilíngue para as turmas do Maternal III ao Ensino Fundamental I. Em um ambiente dinâmico e propício a descobertas, as aulas do ensino bilíngue serão interativas e lúdicas, com o intuito de auxiliar o estudante a desenvolver habilidades sociais, linguísticas e cognitivas. A proposta é fazer com que o estudante vivencie o mundo com a habilidade comunicativa em dois idiomas como algo natural. Por isso, as crianças serão expostas diariamente a uma aula em inglês. Isso significa que o aprendizado do inglês é cotidiano, assim como o português, aplicando os dois idiomas juntos às Ciências, à Geografia, à Matemática, às Artes... Dessa forma, os estudantes aprenderão conteúdos de outras matérias por meio do inglês.

 

Bicampeão brasileiro de robótica pela World Robotics Olympiad (WRO) – competição do segmento mais importante do mundo na área educacional –, o Colégio Batista também levará o ensino de robótica para a unidade de Sete Lagoas. Ofertado de forma extracurricular, o ensino de robótica tem o objetivo de instigar o estudante a realizar montagens, comparar, argumentar e pesquisar, além de motivá-lo a desenvolver soluções para a sociedade. O programa de robótica inclui ainda torneios internos e prepara equipes para a participação em torneios regionais e nacionais.

 

Da redação

Veja Mais