Coluna Católica

Coluna Católica: Um nome, um homem, um presente: Dom Vitral

26/09/17 - 08:59

Por Padre Warlem Dias

O que é um vitral? Trata-se de uma vidraça feita de vidros coloridos ou de uma pintura sobre os vidros para abrilhantar um espaço dando-lhe uma iluminação diferente e um clima de espiritualidade, por isso, muito usado nas igrejas. Pois bem, como um nome pode representar e dizer tanto de uma pessoa? A notícia da nomeação de Dom Aloísio Vitral para a Igreja Particular de Sete Lagoas trouxe um novo brilho, colorido, alegria e luz para nossos corações.

 

Há uma lista de elogios a esse irmão: humano, místico, pastor, pai, amigo, fraterno, misericordioso...e por aí vai! Muita esperança sinto ao ouvir isso. Bendito Seja Deus que nos deu tão grande oportunidade de Graças! Rezamos muito para que esse momento chegasse e que fosse assim: uma felicidade geral.

 

Destaco que um vitral é também muito frágil. Pode se quebrar, perder a cor, o brilho. A estrutura de um vitral, normalmente feita de material metálico, pode enferrujar-se e perder toda a beleza. Um vitral, depois de instalado em seu lugar, exige muito para ser deslocado correndo o risco de ser muito danificado.

 

Dom Aloísio, nosso apaixonante vitral, também é assim! Por ser gente, antes de ser bispo, é igual a gente: frágil, limitado, caminhante. E por ser bispo, no meio das realidades da gente, e não da corte celestial, precisará da gente, oferecendo carinho, amizade, compaixão.

 

Desejamos e buscamos tanto um Igreja mais aberta, reflexiva, dinâmica e profética. Eis que surge uma nova esperança! E agora é hora de assumir nosso lugar. Colaboradores que somos na missão, não chegou para nós a solução. Deus nos enviou um irmão! Precisamos amar e caminhar, no cuidado, na caridade, no entusiasmo, na alegria. Juntos! Bem unidos ao DOM que nos foi dado.

 

De onde se retira um vitral fica enorme lacuna na parede. A Diocese de Teófilo Otoni está vivendo uma dor. Recebemos um missionário da misericórdia que tanto amor semeava por lá. Rezemos por eles, como Igreja irmã, para que logo recebam os frutos de tudo que brotou naquelas terras.

 

Seja bendito quem chega! Seja bem-vindo Dom Aloísio Vitral!

 

Por padre Evandro Bastos

 

Padre Warlem Dias

Teste