Coluna Minas Gerais

Minas tem mais municípios do mapa de Turismo

06/04/22 - 12:28

Considerada uma das 7 Maravilhas da Estrada Real, a Cachoeira do Tabuleiro conta com 273 m de queda e fica em Conceição do Mato Dentro. Foto: Pinterest
Considerada uma das 7 Maravilhas da Estrada Real, a Cachoeira do Tabuleiro conta com 273 m de queda e fica em Conceição do Mato Dentro. Foto: Pinterest

Por Coluna Minas Gerais

O Ministério do Turismo (MTur) divulgou a nova versão do Mapa do Turismo Brasileiro, um instrumento do Programa Nacional de Regionalização do Turismo que reúne os municípios que desenvolvem o turismo como política pública para o desenvolvimento local. Minas Gerais é o estado com mais regiões turísticas formalizadas e municípios presentes no Mapa, totalizando 44 instâncias de governança regionais (IGR’s) e 567 municípios. Para fazer parte do Mapa, os municípios precisam atender aos critérios definidos na Portaria ministerial, como possuir um órgão responsável pelo turismo e orçamento definido para investimentos, comprovar a existência de um Conselho Municipal de Turismo ativo e uma instância de governança regional, além de empresa registrada no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur). (Diário de Uberlândia)

Araçuaí enfrenta surto de dengue
Em Araçuaí, foi realizada reunião do comitê de combate à dengue, zika e chikungunya. O município tem enfrentado uma situação crítica com relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti e o aumento dos casos. A Polícia Militar, por meio do 70º BPM, participou do encontro. O carro fumacê circulará pelas ruas de Araçuaí para combater o mosquito. Dessa forma, a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Saúde, alerta a população para ter alguns cuidados durante a volta do carro. (Diário do Rio Doce – Governador Valadares)

Escolas de Varginha avaliadas
Foram realizadas nas Escolas Municipais de Varginha por meio da Editora Opet a aplicação do Programa InDica de Gestão da Educação, que são avaliações de Língua Portuguesa e Matemática para todos os alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental (Anos Iniciais e Anos Finais) da rede municipal de ensino. Uma etapa essencial que vai gerar os dados necessários às próximas etapas da avaliação. Elas incluem a tabulação dos dados, a análise dos resultados, a construção de um diagnóstico e de um plano de ação para fortalecer a educação. (O Debate – Varginha)

Shopping lança projeto sustentabilidade
Em trabalho conjunto, as gerências de Operações e Marketing do Shopping Uberaba implementam vários projetos de sustentabilidade essenciais para contribuir com a preservação do meio ambiente.  Lançaram uma campanha visando a conscientizar clientes, colaboradores e visitantes. Além de materiais e peças que serão distribuídos pelo shopping, uma blitz foi montada para doação de adubo orgânico produzido pela equipe que compõe o setor de ambiência do shopping, e de mudas cedidas em parceria firmada com a Fazu-Faculdades Associadas de Uberaba. (Jornal de Uberaba – Uberaba)

Paraíso entre 400 na recuperação
O município de São Sebastião do Paraíso participa do programa de restauração florestal e melhora da qualidade da água desenvolvido no Sul e Sudoeste de Minas Gerais. Idealizado em Extrema no ano de 2005 o projeto atualmente é desenvolvido em mais de 400 cidades. No caso específico dos municípios de Paraíso, Capetinga e Monte Santo de Minas, área sob o foco da SOS Mata Atlântica, foram plantadas em menos de cinco meses 80 mil mudas de espécies nativas de mata atlântica. A região está toda voltada para a produção de café sendo que a restauração, via de regra, ocorre nas áreas de proteção permanente. (Jornal do Sudoeste – São Sebastião do Paraíso)

Araxá realiza minirreforma administrativa
O prefeito Robson Magela anunciou uma minirreforma administrativa no Governo Municipal. A medida vai promover mudanças no comando de quatro pastas da gestão pública. As Secretarias de Governo, de Saúde, de Ação Social e a Procuradoria-Geral do Município terão novos gestores. A nova estrutura acontece devido ao prazo de desincompatibilização para as disputas das eleições deste ano e de acordo com o perfil público de cada gestor. Algumas mudanças em cargos administrativos também vão ocorrer. (Correio de Araxá – Araxá)

Lixeiras em Conselheiro Lafaiete
A prefeitura de Conselheiro Lafaiete, por meio do Departamento Municipal do Meio Ambiente, iniciou a instalação de lixeiras na cidade, nesta segunda-feira, 4. Mais de 300 unidades serão dispostas em locais determinados por mapeamento, como passeios das áreas centrais, praças, canteiros centrais, pista de caminhada, entre outros. A ideia é mobilizar a população para que o lixo seja descartado em local adequado, contribuindo assim com o meio ambiente e deixando a cidade cada vez mais limpa e bem cuidada. Além disso, o lixo depositado no lugar certo não é carreado para bueiros, o que colabora para evitar as enchentes. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

Crianças sem nome de pais
Ao longo da pandemia de Covid-19, quase 740 crianças foram registradas apenas com o nome da mãe na certidão de nascimento em Juiz de Fora. O número de bebês sem o nome do pai no documento representa 6% do total de crianças nascidas no município nos últimos dois anos, período em que também houve queda na quantidade de nascimentos na cidade. Os dados inéditos foram levantados pelos Cartórios de Registro Civil de Juiz de Fora com base nas informações divulgadas pelo Portal da Transparência do Registro Civil. (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

COLUNA MG
Rede de Notícias do Sindijori MG
www.sindijorimg.com.br

Coluna Minas Gerais

Coluna Minas Gerais

Veja Mais