Simone Araújo - Idiomas e 'podcasts'. Qual a relação?

05/06/20 - 13:17

É sabido que “podcasts” têm sido fonte de informação e entretenimento para pessoas de todo o mundo, visto que neles é possível ter acesso a  dicas e informações sobre os mais variados temas, como notícias, economia, moda, esporte, etc. 

Assim como muitas outras palavras em inglês que passaram a fazer parte de nosso dia-a-dia, a palavra “podcast” também já passou da fase de ser uma novidade. 

 

Entretanto, muitos ainda não sabem seu significado. Pois bem, “podcast” é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. Qualquer usuário na internet pode criar um podcast. É como uma transmissão de rádio. O autor de um “podcast” é chamado “podcaster”. 

 

O interessante dessa ferramenta é poder acessar seus conteúdos e ao mesmo tempo desempenhar outras atividades, como exercícios físicos, tomar banho ou mesmo enquanto se arruma para aquela reunião online. Isso  porque os materiais geralmente podem ser acessados a qualquer momento.

Que tal usar essa plataforma para potencializar os estudos em outro idioma? Todos sabem, mas é sempre bom repetir que dentre as quatro habilidades da comunicação, a auditiva é a que todos precisam treinar mais e, de maneira surpreendente, é justamente a menos praticada. Então, para aqueles que pensam que têm dificuldade com “listening”, não se preocupem (“don’t worry”), pois é realmente um desafio generalizado.

 

Faço questão de abrir aqui um parêntese para ressaltar e agradecer pelos avanços tecnológicos, que nos proporcionaram ferramentas favoráveis ao nosso aperfeiçoamento. Em tempos de isolamento social, poder acessar conteúdos que agregam valor à carreira, à vida e ao aprendizado é realmente um conforto. Lembrando que “podcasts” são ferramentas complementares ao desenvolvimento do aprendizado, e portanto devem ser associados ao programa pedagógico que cada pessoa segue em sua escola de idiomas. O “podcast“ é um acessório, um complemento ou auxílio para ajudar em uma necessidade, que nesse caso  é melhorar a habilidade auditiva em outro idioma.

 

Mas onde encontrar esses famosos “podcasts”? Vou indicar aqui alguns  e também onde encontrá-los, de acordo com os idiomas: Inglês - Daily Easy English Expression, The Podcast Discovery Show, The moth, Welcome to Night Vale e Ted Talks Daily; Francês - Podcast Français Facile, Journal en Français Facile (RFI) e Podcast Français Authentique; Italiano - Racconti, Lezioni di Storia, Tutta la Cittá le Parla e Senza Rossetto;  Alemão - Auf Deutsch Gesagt e The Easy Podcast German (o nome está em Inglês, mas o áudio é em alemão mesmo). Espanhol - Hoy Hablamos, Radio Ambulante e Espanõl Automático. 

 

Para encontrar esse “podcasts”, basta escrever no buscador do navegador da internet e acessar o link. Escolha um para ouvir e melhorar a habilidade auditiva no idioma que estiver estudando. 

Nesses tempos de pandemia, muitas pessoas talvez até tenham mais tempo para assistir vídeos do que ouvir rádio, mas os “podcasts” ainda são ótimas escolhas para momentos da vida cotidiana, como em um trânsito mais lento ou em uma fila de banco, por exemplo. 

Obviamente não ouvi todos os “podcasts” que indiquei, até porque não estudo todos esses idiomas. Trouxe apenas uma contribuição com o intuito  de agregar essa informação aos estudantes desses e de outros idiomas. Agora, você é quem faz a sua parte. Enjoy it and take care! Stay home.

 

Simone Araújo

Diretora da Wizard Idiomas

www.wizardsetelagoas.com.br

31  998833736 / 31 3771 3736

instagram@wizardsetelagoas

facebook.com/wizard7l

 

 

Veja Mais