Guarda de Congo de Araçaí visita pela primeira vez as Fazendinhas Pai José

Grupo foi recebido em calorosa festa em celebração à Nossa Senhora do Rosário

17/05/22 - 15:20

O morador e ex-presidente da Associação das Fazendinhas Pai José, Jurandir Nunes, recebeu a Guarda de Congo em visita inédita à comunidade Fotos: Heitor Lanza
O morador e ex-presidente da Associação das Fazendinhas Pai José, Jurandir Nunes, recebeu a Guarda de Congo em visita inédita à comunidade Fotos: Heitor Lanza

Por Roberta Lanza


A Guarda de Congo Marujinhos de Nossa Senhora do Rosário, de Araçaí, visitou pela primeira vez as Fazendinhas Pai José, no último sábado (14). O grupo, composto por cerca de 60 pessoas – entre homens, mulheres, idosos e crianças -, se reuniu na porta da Associação das Fazendinhas e caminhou em procissão até a residência da família do morador Jurandir Nunes de Carvalho, ex-presidente da Associação, onde foram recebidos com uma calorosa festa em celebração à Nossa Senhora do Rosário. 

“Não teve presente melhor para nossa família que a presença da Guarda Marujinhos abençoando nosso lar e à nossa querida comunidade. Ainda foi uma honra sermos a primeira família das Fazendinhas a recebê-la, em visita inédita”, ressaltou Jurandir Nunes. “Esse foi, com certeza, um dos dias mais felizes da minha vida. Descobri recentemente que meu avô era congadeiro e, então, ficou explicado toda essa admiração e amor pelo congado: vem do sangue. Congado é energia vibrante, é fé e culto aos antepassados, é pura alegria”, contou a esposa de Nunes, Maria Cristina. 

imagem

Maria Cristina Nunes recebendo bandeira de Nossa Senhora do Rosário. 


“Foi tudo lindo e maravilhoso, tivemos uma recepção incrível da família Nunes e dos moradores da Fazendinha em nossa primeira vez na comunidade, levando um pouco de nossa cultura e alegria. Espero voltarmos em breve”, falou Valério Henrique Gonçalves, presidente da Guarda há 15 anos. 


A Guarda de Congo Marujinhos, de acordo com documentos, foi fundada em 1917, mas Valério garante que a manifestação cultural dos Marujinhos já existe há 120 anos. “Ela começou em Jequitibá, com o Jacó, há 120 anos, e veio para o lado da Cobra, com Tarcísio Pereira. Eles tinham uma turma e começaram no batido de lata, até se formar o nosso congado como é hoje, e eu abraço a causa que Tarcísio deixou para mim, assim como sua família. Foi uma promessa que fiz a ele de a Guarda não acabar e eu estou cumprindo isso com fé e devoção à Nossa Senhora do Rosário”, observou Valério. 

imagem

imagem

imagem

Veja Mais