“Jequitibá preserva tradições e manifestações culturais, como a Capital Mineira do Folclore”

16/04/18 - 09:45

Na série em que o Sete Dias ouve prefeitos da região, o entrevistado, desta vez, é o prefeito de Jequitibá, cidade conhecida como Capital Mineira do Folclore em função de um calendário que inclui festividades e apoio a manifestações culturais como Congado e outras. O prefeito Humberto Reis está em seu segundo mandato consecutivo e destaca, na atual gestão, investimentos em saneamento básico e educação, incluindo revitalização da ETE e reforma de escolas. Mas também investe em lazer e cultura, mantendo tradições locais, e na implantação de um Plano Diretor e de regularização fundiária nas áreas urbana e rural.

 

Prefeito, quais foram os principais desafios da sua administração em 2017?

Dentre tantos desafios que uma administração enfrenta, destaco o equilíbrio financeiro e manter em funcionamento os serviços essenciais, como educação, saúde e limpeza pública. 

 

O que o Senhor define como principais características de seu Município?

Acolhedor e culturalmente forte. Orgulha-se e preserva as tradições e manifestações culturais que lhe deram o título de Capital Mineira do Folclore. Como pontos turísticos, temos a Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, atribuída ao século XVIII, Cemitério Velho, Praça do Quiosque, Ilha do Castelinho, Capela Nossa Senhora do Rosário, Buraco do Inferno e outros.

 

Quais são as metas administrativas mais importantes para 2018?

Plano diretor e implantação de regularização fundiária (urbana e rural), que trará segurança jurídica e valorização imobiliária aos beneficiários. 

 

Como é atualmente o relacionamento entre Executivo e Legislativo do Município?

Nosso relacionamento é muito bom e respeitoso. 

 

O Senhor destacaria alguma obra que pretende realizar no mandato atual?

Revitalização da ETE, rede de drenagem na sede do município, reforma de escolas, pavimentação de ruas, academias ao ar livre, dentre outras.

 

Que lideranças estaduais e federais são parceiros da sua administração?

Temos uma excelente parceria com o deputado federal Eros Biondini e com o deputado estadual Douglas Melo. 

 

O Município pertence à AMAV? Como é o relacionamento com esta instituição?

Sim, somos associados à AMAV e temos um bom relacionamento com a mesma.

 

Jequitibá está com suas contas sob controle na sua administração?

Estão em dia as folhas de pagamento dos servidores municipais. Estamos com dificuldades em manter os pagamentos dos fornecedores devido à falta de repasse financeiro pelo Estado. 

 

Prefeito, o Senhor tem outras pretensões políticas ao término do atual mandato, em 2020? 

Não. Não tenho pretensão.      

 

 

QUEM É HUMBERTO FERNANDO CAMPELO
Humberto Fernando Campelo Reis, filho de José Pascoal dos Reis e Maria Auxiliadora Campelo Reis, é filiado ao PMDB (que voltou a ser MDB). Está no seu segundo mandato, de forma consecutiva, à frente da Administração do Município de Jequitibá, tendo recebido na última eleição, em outubro de 2016, um total de 3.804 votos. Na eleição anterior, em 2012, foi eleito para seu primeiro mandato com 2.903 votos. Também já exerceu os cargos de Secretário Municipal de Saúde em Jequitibá nos anos de 1997/2010 e de Presidente do CISMISEL – Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Sete Lagoas por 10 anos.

 

O MUNICÍPIO
Jequitibá, na época Santíssima Sacramento da Barra do Jequitibá, foi uma freguesia do município de Santa Luzia, sendo criado em 2 de maio de 1856. É um antigo distrito do município de Sete Lagoas, criado em 1891. Em 27 de dezembro de 1948 foi elevado à categoria de município com a denominação de Jequitibá, sendo instalado em 1º de janeiro de 1949. Está geograficamente localizado na Mesorregião Metropolitana de Belo Horizonte e na Microrregião de Sete Lagoas, a 107 km da capital mineira e a 41 km de Sete Lagoas, a maior das suas vizinhas.  O município se estende por 445 km² e contava com 5 153 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 11,6 habitantes por km² e faz divisas com os municípios de Baldim, Araçaí, Funilândia, Cordisburgo, Santana de Pirapama e Sete Lagoas.

Assiz Lima

Veja Mais