SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

A sexualidade na adolescência (2)

21/08/17 - 10:10

Por

A sociedade tenta controlar as questões da sexualidade nas pessoas. Ela tenta inocular nas pessoas conceitos produzidos por um grupo iniciante, de determinado período, com valores às vezes já ultrapassados e que também somente são repassados, não analisados e respeitados por aqueles que cobram de seus membros.
 
No imaginário social existe uma correspondência “natural” entre o sentir-se homem (sexo) e ser masculino (gênero), e o sentir-se mulher (sexo) e ser feminina (gênero), dando a impressão que existiria uma relação direta e natural entre corpo anatômico e identidade de gênero. Às vezes, entretanto, o cotidiano, quando não a clínica, nos leva a repensar esta relação.
Essa verdade somente se consolida quando todos pensam da mesma forma. A própria psicanálise entra em conflito através de seus renomados autores.

O que acontece hoje com os adolescentes em relação à aceitação de si como pessoas que nasceram no corpo masculino ou feminino?
Somos frutos do meio em que vivemos, criamos nossos heróis e nossos monstros. Quando elegemos um herói queremos ser iguais, quando elegemos os monstros na maioria das vezes queremos nos afastar da imagem.

Os lares atualmente oferecem diversos caminhos à construção da identidade. Vejam o padrão, antes a mulher era submissa e mesmo que desejasse a rebeldia, controlava seu impulsos por medo, medo de diversas situações. Hoje enfrenta e acaba muitas vezes entrando em conflito consigo. O mesmo acontece com os homens.
A sexualidade tem total ligação com o que você sente de você e de suas relações grupais ou familiares.

Todos temos sexualidade e vivemos felizes ou não contando com ela.  O fato de não estarmos satisfeitos com quem somos, digo em questão de pessoas e não do gênero, é que transforma nosso equilíbrio na questão da sexualidade.

A energia dos adolescentes é intensa e ao mesmo tempo sem limites, porque não há análise dos fatos e sentimentos. Eles sentem e querem viver esses sentimentos. Agem pelos sentimentos do momento. O que vier posterior não lhes interessa. Viver o agora é interessante.

Então, como auxiliá-los na questão da sexualidade e de como ela pode ser positiva ou negativa dependendo de como segui-la?
Orientação, caros leitores, lembrando que  o reconhecimento de si, o amor próprio, a valorização, o reconhecimento do  papel social que está construindo, da identidade única e valoroza que tem. Tudo isso e muito exemplo são fatores que conduzem bem o equilíbrio da sexualidade do adolescente.

A vida é construída por experiências, cabe a cada um escolher suas experiências para construir sua história.
 

Por Ana Lúcia da Silva
Consultório Silva &Costa Psicanálise  
e-mail: silvacostapsicanalise@hotmail.com

 

Veja Mais