Aposentados, Pensionistas e Idosos passam a ter regional de sindicato em Sete Lagoas

30/11/16 - 22:23

Foto: Força Sindical
Foto: Força Sindical

 

 

Em mais uma ação voltada para a expansão do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da Força Sindical (Sindnapi) em Minas Gerais, foi criada a Regional de Sete Lagoas. A reunião, realizada em 29/11, teve lugar na sede da regional e atraiu aposentados e amigos da classe na região, composta por 27 municípios ao redor de Sete Lagoas, maior cidade das redondezas, com 232.107 habitantes, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2015. 

 

O novo endereço de aposentados, pensionistas e idosos da região está localizado na Rua Maceió, 15, no bairro Canaã, ponto central de Sete Lagoas. A subsede faz parte do projeto de ampliação da entidade, apresentado pelo presidente nacional do Sindnapi, Carlos Ortiz, quando veio a Belo Horizonte, em 1/06. A ocasião é oportuna, pois ocorre em meio à discussão da reforma previdenciária e visa aumentar o número de filiações, já que o número de aposentados e pensionistas em Minas já ultrapassa a casa dos 3,2 milhões. 

 

O evento foi prestigiado por Juarez Marteloso, diretor nacional de Filiação do Sindnapi; Carlos Moreira, presidente do Sindnapi de Minas, e Carlos Alberto Passos – “Carlão” -, coordenador do Movimento de Luta Pró-Idoso (MLPI). O presidente da Associação dos Aposentados Metalúrgicos de Sete Lagoas, Luiz Islande Batista, representou o presidente da Força Minas, Vandeir Messias. 

 

FORÇA DOS APOSENTADOS  

O presidente nacional do Sindnapi apontou a expressiva força econômica da classe, que é retratada no consumo e também a força política para enfrentar diferentes governos. Ortiz lembrou que a filiação de apenas 1% dos aposentados do estado fará crescer de 5 mil para 32 mil associados e frisou que a mensalidade é simbólica (0,5% do benefício). Como a maioria dos aposentados recebe um salário-mínimo, ele pagará somente R$ 4,40 mensais, dos quais 20% vão para cooperativa de crédito para emprestar dinheiro a juros menores.

 

Destacando o vasto campo para o crescimento da entidade, Ortiz voltou a defender o Sindnapi como instrumento capaz de unificar a luta pelos direitos da categoria, como a recuperação do poder de compra e o ajuizamento de processos. 

 

IDOSO PROVEDOR

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que mais de 17 milhões de famílias no Brasil têm um idoso como provedor. Significa dizer que 24,89% do lares, ou quase um quarto, têm como responsável pelo sustento uma pessoa com mais de 60 anos, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad). E o contingente de pessoas da terceira idade que permanece no mercado de trabalho não para de crescer.

 

Da redação com Força Sindical

 

Veja Mais