Arbitragem internacional do Karate em Sete Lagoas

11/08/17 - 10:27

A 23ª Copa Sete Lagoas de Karate que será realizada pela Secretaria Municipal de Esportes sob coordenação da academia Shidô-Kan não para de ganhar atrativos. O evento também sediará uma etapa pré-olímpica do esporte e a mais recente novidade é a presença de uma referência do Karate mundial. Gilvan dos Santos Gentil, 6º Dan e árbitro da Confederação Pan-americana, estará em Sete Lagoas. 

 

Praticando Karate há 40 anos, Sensei Gilvan não esquece os ensinamentos dos mestres Elson Leandro Ferreira, Naoyuki Hirakawa e Francisco Chagas que foram fundamentais em sua trajetória. “Eles fazem parte da minha vida no esporte. Com eles pude aprender e aperfeiçoar tudo nos mínimos detalhes. Assim continuo até hoje em minha vida”, comenta. 

 

Sensei Gilvan se tornou faixa preta em 1983, no Rio de Janeiro, e depois ao entrar para a vida militar começou a ensinar karate. Começou em Ipatinga  sua trajetória como atleta, treinador, árbitro e examinador da Federação Mineira. “Fui o primeiro árbitro da FMK a receber licença como árbitro Pan-americano em kumite e kata, e, com certeza, um dos poucos no Brasil”, recorda. 

 

Depois de participar de competições internacionais como atleta e árbitro e, durante uma visita aos Estados Unidos, Sensei Gilvan decidiu começar a ensinar karate em Nova Iorque. A carreira na América do Norte continua firme. Foram diversas competições como atleta, professor e árbitro.  Agora, com a licença pan-americana renovada, Sensei Gilvan será um dos árbitros em Sete Lagoas. 

 

PROGRAMAÇÃO - A programação da Copa Sete Lagoas é a seguinte: no dia 19 de agosto, a partir das 10h30 será realizado um treinamento da Seleção Mineira na Academia Shidô Kan. Às 16h30 começa a disputa de kata (luta imaginária), no Ginásio Vinício Dias Avelar, com entrada franca para o público. O ginásio terá extensa programação no domingo, dia 20 de agosto. A partir das 9h será feita a abertura oficial da Copa Sete Lagoas e a partir das 9h30 está previsto o início dos combates.

 

Renato alexandre

 

 

Veja Mais