As águas de março estão de volta?

16/03/18 - 09:49

Pode ser! Pelo menos para as previsões mais recentes da Meteorologia, indica Daniel Pereira Guimarães, pesquisador responsável pela estação meteorológica da Embrapa. De acordo com ele, o tempo volta a ficar instável nesse fim de semana em Sete Lagoas, mesmo que sem a intensidades esperada inicialmente.

 

"Dessa vez teremos a passagem de uma frente fria que é oriunda do Sul e é bastante distinta das chuvas ocasionadas pelas frentes de origem amazônica. Nesse caso teremos a passagem rápida com duração de no máximo 2 dias enquanto as massas de ar que tivemos anteriormente ficavam estabilizadas sobre o Sudeste por vários dias", explica Daniel.

 

O volume de chuvas não será tão significativo, "mas o forte calor que estamos vivenciando poderá contribuir para a ocorrência de raios e rajadas de vento uma vez que teremos o choque de massas de ar quente sendo rompidas pela massa de ar frio", avisa o pesquisador. A temperatura deverá cair cerca de 5º C e deverá ficar em torno de 25º C entre domingo e segunda feira. No decorrer da semana (dia 22, quinta-feira) poderemos ter uma nova frente fria atuando na cidade, indicam as previsões..

 

Terá a passagem da frente fria entre sábado e domingo de acordo com as previsões do Modelo Global GFS do NOAA - Estados Unidos.

 

http://www.cpc.ncep.noaa.gov/products/international/cpci/data/06/gfs_precip_24h_samerica.html

 

CHUVAS ENCHEM LAGOAS

 

Uma novidade na região é a captação de água pelas lagoas temporárias, que já se encontravam quase extintas e não são conhecidas pelos moradores mais novos.

 

Dentre as quais, temos totalmente cheias as lagoas do Vapabuçu e das Piranhas, sendo que as lagoas dos Patos e dos Porcos estão com menores volumes de água..

 

Aqui não será mais frente de alta intensidade, pois tende a se dissipar no caminho, informa Daniel..

 

 

 

 

 

Veja Mais