Ataque a transmissor deixa ETV Centro Minas fora do ar

30/09/16 - 17:10

 

 

A Direção da ETV-TV Centro Minas enviou, no fim da tarde desta sexta-feira (30), nota à imprensa informando que seu equipamento de transmissão, instalado na Serra de Santa Helena, sofreu atos de vandalismo na tarde do dia 29, o que explica a interrupção de suas transmissões a partir das 18 horas desse mesmo dia. A direção da empresa, de imediato, considerou que se tratasse de problema técnico como, por exemplo, o desarme do sistema de segurança em decorrência de queda de energia elétrica. 

 

Entretanto, na manhã dessa sexta-feira, 30, durante inspeção, constatou-se que o problema decorreu de ato do vandalismo. Os cabos que ligam os transmissores à antena foram queimados e as chamas danificaram os equipamentos de transmissão. O link, instalado no alto da torre, teve seu cabo rompido e também sofreu danos. Na área externa da casa de equipamentos, foram encontrados pedaços do que provavelmente seja um saco plástico de transporte de combustível, bem como fósforos riscados.

 

Imediatamente, a Polícia Militar foi acionada e elaborou Boletim de Ocorrência (BO). A Polícia Civil também compareceu ao local para produção da perícia técnica. Os responsáveis pelo sistema de segurança da Serra estão colaborando com as investigações e já disponibilizaram para as autoridades os vídeos gravados pelas câmeras de monitoramento, que detectam e registram a movimentação de veículos no local e identificam seus condutores. Pelo menos dois veículos suspeitos já teriam suas placas informadas à Polícia Civil, que conduz as investigações, segundo nota da emissora.

 

A nota prossegue afirmando que, "lamentavelmente - mas sem avançar juízo legal – a Direção da ETV Centro Minas atribui o ato de vandalismo de que foi vítima a algum tipo de retaliação por sua posição como veículo de comunicação livre e independente, e que assumiu clara posição em defesa da boa imprensa e no exercício da liberdade de informação. A postura de seu Departamento de Jornalismo, especialmente na divulgação de irregularidades ocorridas na Câmara de Vereadores, e seu posicionamento diametralmente contrário ao de uma emissora de rádio local, que se aliou a um grupo político, vem provocando um debate paralelo à disputa eleitoral".

 

A ETV Centro Minas também disse na nota que "não se intimida e nem vai se calar. Com o trabalho eficiente de seu Departamento Técnico e jornalismo e a pronta colaboração de seus funcionários, a emissora mostrou sua capacidade de improvisação e reponsabilidade social: na mesma sexta-feira, voltou com suas transmissões e manterá ativo seu Departamento de Jornalismo no cumprimento de sua missão e, especialmente, na cobertura das eleições", finaliza a direção da TV. 

 

Da redação

 

Veja Mais