Bela Vista chega aos 87 anos com motivos para comemorar

20/04/17 - 13:45

O Bela Vista Futebol Clube, um dos mais tradicionais clubes de Sete Lagoas, completa 87 anos neste dia 21 de abril. A data, este ano, não vai passar em branco. Depois de uma reforma completa no estádio Santa Luzia, no bairro de mesmo nome, a diretoria está investindo nas categorias de base e ainda prepara uma grande festa que será realizada na remodelada sede do time. 

 

O Bela Vista é dividido em duas esferas administrativas. Uma cuida do futebol e outra da parte social. Agora, as duas se juntaram para transformar o estádio Santa Luzia e, consequentemente, resgatar a força de revelar jogadores do clube. O presidente do Bela Vista Futebol, José Carlos da Silva, o Neca, explica que a reforma no campo passa por todos os setores. “Em novembro do ano passado iniciados a recuperação total do gramado. Ele estava totalmente degradado, o que impedia a prática segura do futebol”, completa. A última etapa, iniciada em janeiro, foi para as obras estruturais.  Foram construídos novos alambrados e todas as arquibancadas foram recuperadas. A obra possuiu detalhes de acessibilidade em várias áreas. Também foram recuperados os vestiários e uma praça de alimentação está em fase final de construção. “O Bela Vista Clube bancou cerca de 90% da obra, o restante foi de investimento meu e de parceiros”, explica Neca. No projeto já foram investidos aproximadamente R$ 150 mil.  O presidente ainda faz questão de agradecer o apoio da Prefeitura por meio da Secretaria de Esportes, SAAE e Codesel. 

 

A reforma deu a oportunidade de a diretoria homenagear belavistanos ilustres que fizeram muito pelo clube, mas já se foram. Os vestiários ganharam os nomes de Afonso Guimarães Costa e Wilson de Souza (Canelão), a cabine de rádio o de Divino Padrão e a praça de alimentação de Dilceu de Oliveira (Leitôa). “Não poderíamos esquecer de quem fez muito pelo Bela Vista”, comenta Neca. 

 

FUTEBOL DE BASE

O Bela Vista já está investindo nas categorias Infanto (13 a 14 anos) e Juvenil (15 a 17 anos) e as duas categorias estão inscritas em competições de nível estadual, a Copa Dadazinho e  o torneiro do Instituto Mineiro de Escolas de Futebol. Os times estão sendo comandados pelos ex-jogadores Paulinho Guará e Niltinho. “Estamos apostando na formação de atletas. Projetos para outras competições ainda serão avaliados”, explica Neca. 

 

FESTA 

Para comemorar os 87 anos, e ainda inaugurar a reforma do estádio, a diretoria prepara uma programação especial para esta sexta-feira, 21, dia do aniversário e também feriado nacional pelo dia de Tiradentes. A partir das 9h30 começa a programação com jogos de futebol. Às 11h haverá uma solenidade oficial, depois mais futebol e às 14 horas uma roda de samba com participação de Bruno Matias e o grupo Samba Gol. A entrada é franca. “Todo este projeto tem como principal objetivo o resgate de nosso maior patrimônio, a torcida belavistana”, avalia Neca.  

 

A tradição do verde e branco

O Bela Vista Futebol Clube foi fundado em 21 de abril de 1930, por três sete-lagoanos. Os pioneiros Feruca, Juvenal Estanislau de Souza e Natal Lanza. Posteriormente muitos outros se juntaram a eles, mas como não foi possível montar um time completo, eles uniram-se ao extinto Vera Cruz, na época comandado por Geraldo Cândido, para formar a primeira equipe do Bela Vista, ou BV, como é carinhosamente chamado por sua torcida.

 

O Bela Vista é repleto de história de um tempo romântico do futebol. A mais famosa é a excursão à Europa em 1958, logo após o Brasil conquistar seu primeiro título mundial na Suécia. A viagem foi organizada pelo ex-presidente Guilto Rodrigues dos Santos e por Adelchi Ziller. 

Foram 24 jogos em países como Espanha, Holanda, Itália, Alemanha e Inglaterra. Algumas partidas foram memoráveis para os belavistanos como a contra a seleção alemã, quando o BV empatou por 1 a 1. A Alemanha tinha sido a quarta colocada no mundial da Suécia. A derrota de 2 a 1 para o poderoso Real Madrid também foi considerada uma façanha. A equipe espanhola jogou com craques consagrados como Puskas, Kopa, Gento, Santamaria, Rial e Di Stéfano no Santiago Bernabeu lotado com 90 mil torcedores e só conseguiu vencer aos 45 minutos do segundo tempo com um gol de pênalti. 

 

O Bela Vista chegou a fazer parte da elite do futebol mineiro, ao lado de times como Atlético, América e Cruzeiro, mas seu grande rival foi sempre o Democrata de Sete Lagoas. Esta rivalidade era tanta que em 1958, uma partida entre as duas equipes foi transferida para o estádio Independência em Belo Horizonte. Resultado: BV 2 a 1. 

 

Uma das maiores referências do futebol do clube é o ex-jogador Genuíno, já falecido, um atacante que chegou a ser comparado com Pelé. Ele fez parte da equipe que foi à Europa, ao seu lado ex-jogadores como Edésio, Délio, Gaya, Marinho, Jorginho e o ex-treinador Orlando Rodrigues.

 

Após deixar a elite do futebol mineiro, em 1961, o BV passou a dedicar-se exclusivamente ao futebol amador da região de Sete Lagoas. Em 35 anos de futebol amador, a equipe sagrou-se campeã 10 vezes, sendo um pentacampeonato e um tricampeonato. No fim da década de 80 o time retornou aos campeonatos profissionais, participando do Campeonato Mineiro da Terceira Divisão e conquistando o acesso à Segunda Divisão. As dificuldades financeiras inviabilizaram a continuidade no futebol profissional.

 

Por Renato Alexandre

 

Veja Mais