Caetanópolis - Escolas municipais realizam ações pela Semana da Criança

10/10/18 - 18:44

Como durante a semana da criança, de 8 a 12 de outubro, é recesso em praticamente todas as instituições de ensino, algumas escolas municipais de Caetanópolis decidiram comemorar a data na semana anterior, realizando diversas atividades lúdicas e educativas com as crianças.

 

O Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) Tia Mirinha começou a semana com oficinas pedagógicas, brincadeiras e gostosuras. Alunos participaram de uma aula especial com um visitante ilustre: o Flopinho. A aluna Lívia levou seu bichinho de estimação - um hamster - e o animalzinho foi o tema da aula. As crianças conheceram as características desse animal, fizeram ilustrações, construíram palavras e trabalharam a matemática contextualizada. Tudo tendo o Flopinho como motivação. 

 

Na Câmara Municipal, o projeto "Escola Vai a Câmara Municipal" estreitou mais uma vez os laços do legislativo local com a comunidade estudantil. Na manhã do dia 2 de outubro, alunos da Escola Municipal Emílio de Vasconcelos lotaram o auditório da câmara.

 

Alunos do Tempo Integral matutino da E. M. Olívia Dalle Mascarenhas desfrutaram do projeto da Geladoteca, uma biblioteca comunitária dentro de uma geladeira antiga adaptada.

 

Já os alunos da Escola Municipal Coronel Caetano Mascarenhas se envolveram com o projeto "Conhecendo o nosso Bairro - Sistema Aprende Brasil". Como proposta da Unidade 3 do conteúdo de Geografia do livro do 1º Ano do Sistema Aprende Brasil da Editora Positivo, as professoras Vanilza e Karina, juntamente com seus alunos, realizaram uma entrevista com Eloiza Helena, conhecida na comunidade como Eloiza do Chá.

 

O trabalho teve como objetivo levar os alunos a conhecer as histórias do bairro onde se localiza a escola, trazendo para eles as memórias da cidade. "Foi uma conversa super descontraída, onde nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer também sobre a história de nossa escola, que neste ano completou 107 anos de existência. Dona Eloiza contou detalhes de tudo, porque estudou e trabalhou em nossa escola", afirmam as professoras.

 

Durante a entrevista com os alunos, Eloiza Helena contou diversas histórias sobre a construção do Clube da Cedro, da Igreja Matriz e as modificações realizadas nas ruas da cidade.

 

Veja Mais