Coluna Espírita

Coluna Espírita - Extratificações mentais

24/05/20 - 11:54

Por Aloísio Vander

Há 2000 anos, Jesus vem nos fazendo o convite para bebermos a “água viva” que, uma vez ingerida, saciar-nos-á por toda a Eternidade.

A “água viva” a que faz referência Jesus, em seu colóquio com a mulher samaritana (João, 4), refere-se à vivência das leis universais, consubstanciadas na Lei de Amor, que devem ser tomados como norma de conduta indispensável à conquista da plenitude espiritual.

 

Todo cristão bebe da água lustral do Evangelho, porém esta não passa a jorrar de dentro de todos eles, como fonte viva. Assim, eles voltam a ter sede. O Evangelho entrou pelo cérebro, mas não desceu para o coração, de onde deveria irradiar para o exterior, iluminando-lhes o caminho. Onde então o problema?

 

O Espiritismo nos ajuda a compreender este fenômeno.

Ensina Emmanuel, em seu livro “Pensamento e Vida”, a seguinte equação: “O reflexo esboça a emotividade. A emotividade plasma a ideia. A ideia determina a atitude e a palavra que comandam as ações.”

 

“O reflexo esboça a emotividade”. Todo estímulo que a nossa mente recebe, seja proveniente do nosso cosmo interno, seja do exterior, em primeiro lugar, provoca a manifestação de determinada emoção, arquivada em nossa memória espiritual. Cada estímulo deveria acionar áreas específicas, no entanto, em milênios sucessivos, viciamos as emoções. Por isso, quando recebemos o estímulo, por automatismo, acionamos áreas em que nossa mente habitualmente se prende.

 

“A emotividade plasma a ideia.” A emoção arquivada sempre se faz acompanhar de determinadas estruturas de pensamentos (ou clichês mentais) que, automaticamente, mesmo à revelia de nossa vontade consciente, plasmam-se na mente.

 

“A ideia determina a atitude e a palavra que comandam as ações.” Quando não somos dados à reflexão e ao controle dos impulsos inferiores, reagimos sempre de forma padronizada aos estímulos que nos atingem a zona dos sentidos.

 

A lição é clara. Nós estamos condicionados há milênios, repetindo padrões de comportamento que estão cristalizados na nossa mente.

O Espiritismo nos ajuda a identificar e a nos libertar dessas extratificações mentais, construindo novas zonas mnemônicas, caracterizadas por emoções mais nobres.

Mas, estejamos cônscios de que essas modificações não são fáceis; somente através de um esforço hercúleo conseguiremos regenerar o nosso mundo íntimo, fazendo abrir, para nós, as portas que dão acesso ao caminho limpo e reto que conduz ao Senhor da Vida Imortal.

 

Aloísio Vander

aloisiovander@yahoo.com.br

 

Aloísio Vander