Coluna Evangélica

Coluna evangélica: Boas Novas – A Igreja

13/08/19 - 10:02

Por Fátima Massula Dutra

Passados quase dois mil anos após a morte de Jesus na cruz e Sua ressurreição, ocasião em que a Igreja foi gerada, ela continua sendo um mistério para a maioria das pessoas. Mesmo entre os cristãos, o entendimento sobre a Igreja, muitas vezes não condiz com o que é revelado nas Escrituras. O grande problema decorrente disso é que a falta de uma visão correta sobre a Igreja acaba limitando o cristão de usufruir da plenitude das riquezas de Cristo e de uma vida plena da Igreja. Na verdade, a Igreja é o resultado de tudo o que Deus fez para resgatar o pecador, mediante a obra de Jesus Cristo que passou pelos processos de encarnação, viver humano, morte, ressurreição e ascensão, para tornar-se o Espírito que dá vida a fim de entrar e habitar no homem.

 

O conhecimento impreciso sobre a Igreja tem como fonte a tradição religiosa que passa de pai para filho e que está arraigada culturalmente na sociedade. Se fizermos uma pesquisa perguntando o que é a Igreja, a maioria das pessoas vai dizer que é um prédio ou local usado para adorar a Deus. Tal conceito limita os filhos de Deus na adoração e serviço a Ele, pois, mesmo sem consciência disso, tendem a se encontrar com Deus e a se relacionar com Ele somente em determinado momento e lugar, ou seja, “na igreja” como um lugar físico.

 

É comum, ouvir as seguintes expressões: “Vamos à Igreja?” ou: “A Igreja estava cheia hoje”, ou até mesmo: “O telhado da Igreja precisa de conserto”. As pessoas dizem isto como se a Igreja fosse o local onde os cristãos se reúnem. Tal conceito errôneo precisa ser desarraigado do íntimo de cada filho de Deus. Na verdade, uma das primeiras coisas que todo cristão deve aprender após crer e receber a Jesus como Senhor e Salvador é que no momento em que isso ocorreu, ele foi justificado, santificado, reconciliado com Deus, regenerado pela Sua vida e a partir daí se torna parte Dele, parte do Seu corpo que é a Igreja, algo vivo e não um edifício inanimado.

 

A Igreja no Novo Testamento em nenhum momento é ligada ou descrita como uma construção ou uma organização religiosa, pelo contrário, toda revelação nos Evangelhos, Atos dos apóstolos e nas epístolas apontam para a Igreja como pessoas que foram regeneradas por Jesus Cristo e em Seu nome se reúnem em diversos lugares. Aleluia por essa revelação maravilhosa: NÓS SOMOS A IGREJA!

 

Fátima Massula Dutra

bookafe@setelagoas.com.br

 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais