Coluna Evangélica

Coluna Evangélica: Boas Novas – A Mão de Deus por Trás da Cena

08/10/19 - 17:57

Por Fátima Massula Dutra

Os livros do Antigo Testamento podem ser divididos em quatro seções: pentateuco, históricos, poéticos e proféticos. O livro de Ester é o último da série dos históricos e com ele podemos ver a mão de Deus por trás das cenas que envolviam o povo judeu quando tudo parecia perdido. Os fatos que aconteceram nesse livro ocorreram em Susã, capital do Império Persa, regido pelo rei Assuero. Curiosamente, enquanto o rei persa é mencionado 190 vezes no livro, não há nem uma menção sequer de Deus, mas Ele esteve o tempo inteiro atuando nos bastidores em favor do Seu povo. Embora passassem vergonha, sofrimentos e necessidades, o Senhor nunca os abandonou e sempre esteve presente no meio deles. 

 

A história começa com o pouco caso da rainha Vasti que ousou recusar um convite do rei para participar de um banquete promovido por ele (Ester 1:1-3,9-12). Como resultado de sua insubordinação, Vasti foi destituída de sua posição e Assuero enviou comissários por todas as províncias do reino com a finalidade de reunir moças virgens e de boa aparência a fim de serem preparadas para se apresentar diante do rei. Ele escolheria a nova rainha. Dentre as várias moças, Ester foi escolhida. Ela se tornou a nova rainha, mas não revelou que era judia. (Ester 2:1-4,15-17,20).

 

Naquele tempo, Hamã, um dos ministros de estado do rei Assuero, planejou a destruição de todos os judeus para se vingar de Mordecai, que não se curvara diante dele (Ester 3). Ester foi iluminada quanto à razão para a qual havia sido escolhida para rainha. “Porque, se de todo te calares agora, de outra parte se levantará para os judeus socorro e livramento, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” (Ester 4:14). Ester se tornou rainha em terra estrangeira para salvar seu povo. Com seus argumentos, conseguiu convencer o rei sobre a maldade de Hamã, que foi enforcado na mesma forca que ele havia preparado para Mordecai. 

 

Algumas lições que podemos aprender com o livro de Ester: a mão poderosa de Deus age por detrás de todos os acontecimentos humanos, até mesmo os mais simples; as adversidades pelas quais passamos são um teste para a nossa fé e, por fim, o povo de Deus não pode ser destruído. Louvado seja o Senhor! Amém!

 

Fátima Massula Dutra

bookafe@setelagoas.com.br

 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais