Coluna Evangélica

Coluna Evangélica: Boas Novas – O Homem Que Deus Pode Usar

11/09/19 - 17:57

Por Fátima Massula Dutra

O apóstolo Paulo é um modelo para nós. Ele disse em 1 Coríntios 2:4 “A minha palavra e a minha pregação não consistiram em linguagem persuasiva de sabedoria, mas em demonstração do Espírito e de poder”. As palavras escritas pelo apóstolo nessa carta revelam-nos a situação da igreja em Corinto, que enfrentava problemas difíceis de lidar, muitos dos quais se assemelham aos atuais com os quais nos deparamos. Isto inclui divisão, imoralidade, injustiça, impureza, idolatria, adultério, dentre outros.  São assuntos tão complexos que muitos se desesperam e tentam resolver de sua maneira, baseados no esforço humano. Sempre que usamos nossos próprios meios independentes de Deus nas questões da igreja, a situação apenas piora.

 

A maneira como o apóstolo escreveu aos coríntios, totalmente inspirado pelo Espírito, revela a maneira de Deus agir. O Senhor estava atento a tudo que acontecia na igreja em Corinto e usou Paulo para ajudá-los. Isso nos leva a considerar as razões pelas quais Deus pôde usá-lo. Paulo declarou que lhes havia anunciado o testemunho de Deus, mas não o fez com ostentação de linguagem ou de sabedoria, pois decidira nada saber, senão a Jesus Cristo e Este crucificado (1Co 2:1-2). Ele levou-lhes Cristo e a cruz de Cristo, que são o centro do evangelho, o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm 1:16). Paulo não usou a sua própria capacidade, poder, entendimento ou maneira, mas levou a pessoa viva do Senhor Jesus Cristo aos coríntios. Por não ousar usar sua própria capacidade ou conhecimento, ele se sentia em fraqueza, temor e grande temor, embora fosse tão capaz e conhecesse tantas coisas (1Co 2:3).

 

A chave para Deus ter usado o apóstolo Paulo é que ali estava um homem que sabia usar seu espírito e nele vivia. Somente alguém nessas condições era capaz de escrever aquela carta. Diante de tantas questões e situações, ele não respondeu conforme o mero conhecimento humano. Suas respostas evidenciam sua unidade com o Senhor e revelam a realidade de alguém que vive no espírito. Todos temos um espírito em nosso interior. Embora isso seja um fato grandioso, o grande problema consiste em que não o usarmos. O livro de Apocalipse nos revela que, nos tempos finais, que antecedem a vinda do Senhor Jesus, o Espírito será sete vezes intensificado, indicando-nos a importância de usarmos nosso espírito. O Senhor pagou um preço tão elevado para recebermos o Espírito. Vamos usá-lo invocando o Seu nome: Ó Senhor Jesus! Ó Senhor Jesus!

 

Fátima Massula Dutra

bookafe@setelagoas.com.br

 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais