Comitê Pop Rua celebra um ano de atividades em Sete Lagoas

01/12/16 - 13:27

 

Sete Lagoas é uma cidade que se preocupa com a população em situação de rua. Uma prova disso tem sido vista através do trabalho do Comitê de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê Pop Rua), que no mês de dezembro completa um ano de sua implantação. 

 

A iniciativa, que une governo e sociedade civil, é resultado de um estudo de percepção da comunidade que vive nas ruas, realizado em 2015 pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos em parceria com o Centro Regional de Referência em Drogas e a Faculdade de Medicina da UFMG. O censo foi um importante objeto de conhecimento da população em situação de rua e propiciou o desenvolvimento de ferramentas capazes de respaldar essa sociedade, dentre elas a formação do comitê, estabelecida pelo decreto 5344 de 09 de Dezembro de 2015.

 

O Comitê Pop Rua surge para reforçar o acesso dessa parcela da população às políticas públicas e a garantia de direitos básicos, como alimentação, saúde e moradia. O colegiado tem, entre suas atribuições, a função de acompanhar e monitorar as ações em torno da implementação e do desenvolvimento da Política Municipal para a população em situação de rua, bem como o trabalho de instituições voluntárias e filantrópicas. Além disso, compete ao comitê estimular o diálogo e acompanhar as principais demandas deste segmento da população, assim como a construção de alternativas que possibilitem a saída das ruas.

 

Com reuniões mensais realizadas na Central dos Conselhos de Políticas Sociais, o trabalho busca primordialmente um espaço para projetos que beneficiem os moradores nesta situação, como afirma a coordenadora do comitê, Lygia Guimarães: “Tendo em vista o porte da nossa cidade e a sensibilidades deste trabalho, é importante termos um olhar voltado para esse grupo populacional, e que isso nos torne mais preparados para o atendimento das demandas que venham a surgir. Esse espaço é mais que necessário, não só para a discussão de ações, mas para que esse diálogo vá de encontro com a efetivação delas”, destaca. 

 

Para o fim do ano, uma agenda especial vem sendo planejada pela equipe que contemplará, inclusive, uma semana completa de festividades: o “Natal Pop Rua”.

 

Fonte: Comunicação/Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos

 

Veja Mais