Como o graduando pode ter sucesso na carreira

21/07/17 - 14:02

Luiza Saldanha, orientadora de carreiras do NuC
Luiza Saldanha, orientadora de carreiras do NuC

Todo mundo sonha em construir uma carreira de sucesso. A questão é: como fazer isso acontecer? Estudar muito e se esforçar são só o começo. Enquanto o estudante de curso superior tem um vasto mercado para atuar como estagiário, aplicando na prática os conhecimentos acadêmicos sob a supervisão de profissionais mais experientes e sob a tutela da Lei do Estágio (Lei 11.788 de 2008), há sempre aquele medo de, depois de formado, não conseguir se realocar no mercado, principalmente competindo com profissionais mais experientes e em um momento de crise como o atual.

 

Aí o aconselhamento de alguém experiente pode fazer uma grande diferença. Este é o papel a ser desempenhado pelo recém-criado Núcleo de Carreiras do UNIFEMM (NuC), que se propõe a ajudar o estudante a planejar seu futuro profissional e tomar as medidas necessárias para implementá-lo. “Nosso lema é ajudar o estudante a chegar ao lugar que ele sonha chegar”, explica Frederico Reis, coordenador do NuC.

 

Segundo Frederico Reis, o novo serviço nasceu de uma abordagem estratégica das necessidades do aluno e amplia os serviços antes prestados pela Central de Estágios do UNIFEMM, que o NuC substitui. Além de informações sobre vagas de estágio nas empresas da cidade e região, agora o aluno receberá orientação de carreira, ajuda para montar um currículo mais atraente e dicas de comportamento para se sair melhor nas entrevistas de seleção. Poderá também participar de eventos como o “Encontro de Carreiras”, “Momento Profissão” e “Feira de Carreiras”, que discutirão trabalho e empregabilidade. 

 

Dessa maneira, o novo serviço do UNIFEMM aos seus alunos surge como um “acelerador de carreiras”, facilitando o desenvolvimento profissional de pessoas que, na maioria das vezes, têm muita vontade e necessidade de trabalhar, mas que não sabem o que fazer diante de tantas dúvidas e dificuldades.  

 

Conhecimento, habilidade e atitude

O apoio e acompanhamento ao universitário são feitos por profissionais com experiência na área de Recursos Humanos. Segundo a professora Luiza Saldanha, que é Orientadora de Carreiras do NuC e especialista em gestão de RH, ao se candidatar a uma vaga o estudante precisa estar atento a dois principais aspectos. O primeiro é montar um currículo adequado. “O currículo é uma carta de apresentação, é por onde a empresa começa a conhecer o candidato. Não deve conter erros de português e, além das informações obrigatórias, é preciso que suas principais competências estejam ressaltadas com clareza”, explica.

 

Em seguida, vem o desempenho nas entrevistas. “Não há fórmulas prontas de como responder perguntas ou de como agir em uma entrevista. As respostas prontas na ponta da língua já caíram em desuso”, explica Luiza Saldanha. Para ela, na hora de encarar o entrevistador, o candidato deve colocar em prática o conceito do “CHA”, ou seja, Conhecimento, Habilidade e Atitude. “As empresas procuram pessoas com uma combinação dessas três características. É importante ter um bom autoconhecimento, saber suas principais habilidades e limitações, ser sincero e interagir com integridade diante do entrevistador”, afirma a orientadora do NuC.

 

O setor fica aberto de segunda a sexta, de 09h às 21h, no prédio Jequitibá no campus UNIFEMM. Atendimentos individualizados devem ser agendados pelo telefone 2106-2157.

 

Explosão da oferta

Nos últimos anos houve uma explosão na oferta de cursos de graduação em Sete Lagoas. Hoje existem 18 faculdades na cidade, entre as presenciais e as de Ensino à Distância (EAD). “Pouca gente entende ou percebe o ambiente competitivo em que vivemos”, explica o reitor do UNIFEMM, Antônio Bahia. Mesmo com essas dificuldades, o UNIFEMM conquistou em maio seu recredenciamento como Centro Universitário pelo MEC, com nota 4 em 5. As notas 5 são normalmente conquistadas por universidades federais, com forte atuação em pesquisa. “A nota 4 é resultado de um planejamento em busca da qualidade que vem sendo implantado há muitos anos”, diz José Hamilton Ramalho, pró-reitor educacional. 

 

Qualificação docente

Outro indicador de qualidade é a proporção de mestres e doutores entre o corpo docente do UNIFEMM. O MEC exige um terço de mestres e doutores. No UNIFEMM essa proporção é de 83%. “Mestres e doutores possuem maior conhecimento específico e metodologia pedagógica mais apurada, o que significa maior qualidade de ensino para nossos alunos”, explica o reitor Bahia. “Além disso, eles produzem conhecimento científico que também retorna para a cidade”.

 

O UNIFEMM

Único centro universitário e maior campus da região, com cerca de 3.500 alunos de 38 cidades, 145 mil m2 de área, com prédios de salas de aula, laboratórios, setores administrativos, uma biblioteca com 130 mil volumes, um auditório para 500 pessoas, um campo de futebol, pista de atletismo e estacionamento. E o investimento continua. Em 2015 foi inaugurado o ginásio coberto para 3.500 pessoas (o maior da região). A Biblioteca adquiriu os direitos de dispor aos alunos a biblioteca virtual Pearson, uma das melhores do mundo. 

 

Por Marcelo Sander

Veja Mais