Doações aumentam durante Semana Nacional do Doador de Sangue

24/11/17 - 15:38

 

 

No próximo sábado, 25 de novembro, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue. Os hemocentros, no entanto, comemoram a data ao longo da Semana Nacional do Doador de Sangue. No Hemonúcleo de Sete Lagoas, por exemplo, o atendimento fica mais descontraído para o doador com música ao vivo, lanche especial, brindes e, o mais importante, o reconhecimento dos doadores que muitas vezes é fidelizado com a diplomação, de acordo com o número de doações já feitas.

 

Em virtude da data, as doações costumam aumentar no período, segundo a enfermeira triagista e responsável pela captação de doadores de sangue da unidade sete-lagoana do Hemominas, Karine Malaquias Teixeira. "É notório que as pessoas a cada dia estão mais informadas e cientes do dia Nacional do Doador de Sangue e habituadas que na véspera proporcionamos a homenagem e agradecimento a todos que comparecem. Consideramos que o reconhecimento faz o número de doadores ser um quantitativo expressivo durante todos os dias da semana, superando 100% da meta diária", comenta.

 

Doações

Para a enfermeira triagista, a captação de doadores voluntários de sangue necessita do alcance de mais de 1.100 bolsas coletadas no período de 30 dias e a conscientização da população na reposição é frequente. "Diante desta meta, se torna possível suprirmos os serviços de saúde onde realizam serviço de hemoterapia", revela. 

 

Ainda de acordo com Karine Teixeira, tanto os sete-lagoanos como também os doadores de cidades vizinhas são a garantia do alcance da demanda. "A população cada vez mais tem reconhecido a importância e a necessidade da doação de sangue como um ato de cidadania e altruismo, mas ainda hoje nota-se que a doação ocorre mediante a necessidade de uma amigo ou familiar", admite.

 

O Hemonúcleo de Sete Lagoas fica na Av. Dr. Renato Azeredo, 3170, bairro Dante Lanza. O horário de atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, de 07h às 12h30. O telefone para informações a agendamento é  (31) 3027-2700.

 

#PartiuDoarSangue

Desde o início do mês o site e aplicativo #Partiudoarsangue - startup membro do Santa Helena Valley, ecossistema de inovação de Sete Lagoas - é a plataforma oficial de captação do Hemoservice, de Belo Horizonte. O Hemoservice é o principal banco de sangue privado de Minas Gerais. Com a parceria, além dos usuários pedirem e registrarem sua doação para o Hemoservice, eles passam a contar com uma ferramenta específica do #Partiudoarsangue para que o próprio banco de sangue possa captar diretamente os doadores cadastrados na plataforma.

 

Em comemoração ao Dia Nacional do Doador de Sangue e também ao aniversário de um ano do #Partiudoarsangue, a plataforma lançou uma campanha nacional de doação de sangue iniciada na semana passada e que vai até o final do ano. "Convidamos a todos que doem sangue no hemocentro de sua preferência e que registrem sua doação na Campanha de Aniversário do #Partiudoarsangue", convoca Orlando Silva, um dos fundadores da ferramenta, que atualmente possui mais de três mil doadores cadastrados e contabiliza mais de 700 doações no sistema. "Isso representa que mais de 2.800 pessoas podem ter sido atendidas com as doações feitas pelos doadores cadastrados na plataforma", comemora Orlando.

 

Marcelo Sander

 

Veja Mais