Educação é destaque com premiação pelo Ideb e tem novos projetos em Prudente de Morais

05/12/18 - 11:03

Resultados na Prova Brasil/2017 (Português e Matemática) garantiram reconhecimento pela FTD e Sistema SIM

 

Prudente de Morais comemora resultados positivos dos investimentos feitos em Educação a partir de uma premiação pelo Ideb conquistado na edição 2017 da Prova Brasil, quando os alunos foram submetidos a provas de Português e Matemática. O prêmio foi reconhecido pela FTD através do SIM – Sistema de Ensino. Além disso, a Secretaria desenvolveu uma série de projetos em 2018 e já tem outros para 2019.

 

A secretária Municipal de Educação, professora Silvânia das Graças Carvalho Silva, comenta que o sucesso se deve ao apoio do prefeito José Roberto Filho para que o setor invista na formação continuada de professores como fator de aprimoramento do fator pedagógico e desenvolvimento da política educacional. De acordo com ela, isto resulta em melhoria da qualidade do ensino nas escolas do município.  

 

“A premiação foi reconhecida pela FTD através do SIM - Sistema de Ensino, pelos bons resultados que os gestores, pedagogos, professores das Escolas Municipais Jeliomar Brandão e Laerte Fraga desenvolveram com os alunos do 1º ao 5º ano. O Ideb é calculado com base no aprendizado dos alunos em Português e Matemática (Prova Brasil) e no fluxo escolar (taxa de aprovação)”, explica Silvânia.

 

A respeito do que foi feito pela Secretaria de Educação para alcançar este índice, a secretária Silvânia das Graças informa que “foram desenvolvidos vários projetos nas escolas, dentre eles Reforço Escolar, Projeto Jovens Escritores, Assessoria da coordenadora Pedagógica Municipal Shirlei Fideles, Programa Mais Alfabetização e PNAIC - Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. E atribui o resultado ao conjunto de ações desenvolvidas através desses projetos.

 

 

 

Sobre como se investe na formação dos professores e os resultados obtidos, a professora Silvânia comenta que não só os professores recebem atenção nesse sentido: “A Secretaria investe em capacitações para os professores, pedagogos e gestores”, explica. E acrescenta: “A formação continuada contribui para o desenvolvimento da politica educacional e para o aprimoramento do fator pedagógico, resultando em uma melhoria da qualidade do ensino”.

 

A secretária Silvânia das Graças considera importante - e festeja os resultados - de um projeto que chegou à sua quinta edição. “O Projeto Escola da Cultura, desenvolvido nas escolas municipais, teve seu início no mês de agosto/2014, com o objetivo de fazer com que a escola seja um lugar agradável, desenvolvendo nos alunos a magia da dança e da música, a disciplina, o respeito, a criatividade e a percepção corporal, mesmo que de forma simples”, ela destaca.

 

“A música e a dança são maneiras extraordinárias de expressarmos nossos sentimentos. Os alunos têm aula de violão, canto, balé (para a Educação Infantil) e jazz (para o Ensino Fundamental). Este ano, de 2018, a V Mostra de Dança e Música teve como temas ‘ERA UMA VEZ’ e ‘VOLTA AO MUNDO'”, comemora a secretária ao se referir ao Projeto Escola da Cultura que, há cinco edições, movimenta as escolas da rede municipal de Prudente de Morais.

 

A Secretaria Municipal de Educação de Prudente de Morais atua também na área de preservação do patrimônio cultural do município e tinha inauguração de uma obra prevista para o último sábado, dia primeiro de dezembro. “Devido às chuvas do fim de semana, a inauguração do Centro de Apoio aos Romeiros da Capela de São Sebastião foi adiada”, informa a secretária Silvânia. Mas o projeto está mantido: “Posteriormente será marcada outra data”, ela garante.

 

A professora Silvânia destaca que estão definidas as metas da Educação para 2019 em Prudente de Morais: Programa Mais Alfabetização; Projeto Pequeno Escritor; Formação continuada dos professores; Promover o tempo de Planejamento coletivo nas Escolas; Dar continuidade ao SIM – Sistema de Ensino; Melhorar a infraestrutura das escolas; Formação para os gestores; Adequar os currículos de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, que tem como objetivo promover uma educação básica brasileira mais igualitária, justa e de qualidade.

 

E comenta sobre o apoio que recebe do Executivo: “O prefeito José Roberto Filho, dentro das condições do Município, oferece o melhor às Escolas Municipais, dando total autonomia à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Investindo os recursos destinados à Educação de forma correta e até mesmo utilizando recursos próprios na infraestrutura das escolas, o prefeito contribui de forma direta na qualidade da educação, o que se traduz em total apoio a esta Secretaria”.

 

Veja Mais