Em Audiência Pública requerida pelo deputado Douglas Melo, Estado promete voltar a fornecer remédios para doenças raras

22/08/19 - 15:17

Até o início de 2020 o fornecimento de medicamentos para pacientes com doenças raras, em Minas Gerais, estará regularizado. A garantia foi dada por representantes da Secretaria de Estado de Saúde (SES) durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira.

 

A reunião foi realizada após requerimento do deputado Douglas Melo (MDB) e teve por objetivo debater a falta de medicamentos na assistência farmacêutica no Estado e seus impactos para pacientes acometidos por doenças raras.

 

Na reunião, profissionais de saúde, pacientes e familiares de pessoas com doenças raras reivindicaram uma nova logística na distribuição de medicamentos por parte do poder público, com mais transparência no processo, de forma a agilizar a entrega, sem prejuízo no tratamento dos pacientes.

 

Segundo o deputado Douglas Melo, nunca se havia visto em Minas Gerais uma crise tão grave. “O Estado informou que 79% dos problemas já estão solucionados. Mas não são essas as informações que nos chegam de diversas regiões”, afirmou o parlamentar, que diz não se lembrar “de outra crise tão grande relacionada à falta de medicamentos, sobretudo em se tratando de doenças raras. Esperamos que o Estado cumpra com o a promessa e regularize o quanto antes a distribuição. Saúde não espera”, concluiu Melo.

 

Em Minas Gerais, mais de 25 mil cidadãos sofrem, diariamente, com o descaso do Estado frente ao fornecimento de remédios. 25 das 134 drogas de distribuição obrigatória pelo Ministério da Saúde estão em falta, e outras 18 se esgotarão no próximo mês. Desde o final do ano passado, portadores de doenças raras, que possuem ordem da justiça obrigando o estado a fornecer medicamentos, que têm custo mais elevado, encontram as Farmácias credenciadas pelo governo vazias.

 

Ascom 

Veja Mais