Coluna Evangélica

Coluna Evangélica | Boas Novas – Dia a Dia

26/07/20 - 16:36

Por Fátima Massula Dutra

Ao olhar a nossa volta, vemos que todos gostam do Domingo: dia de descanso, de lazer, de estar com a família, de encontrar os irmãos e de louvar ao Senhor. De origem cristã, a palavra domingo vem do latim “Dies Dominicus”, cuja tradução literal é "Dia do Senhor". Mas, quando a Igreja surgiu, de acordo com o livro de Atos, o costume dos irmãos era reunir todos os dias. Vejam estes versículos: Atos 2:46-47;5:42 “Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos. (...) E todos os dias, no templo e de casa em casa, não cessavam de ensinar e de pregar Jesus, o Cristo.”

 

Reparem nestes três versículos estas expressões: “diariamente”, “dia a dia” e “todos os dias”. O costume era estar juntos todos os dias. Não apenas um dia por semana, ou dois, ou três, mas todos os dias. Eles perseveravam unânimes na oração (Atos 1:14) e estavam sempre reunidos (Atos 2:1). O resultado disto é que a Igreja tinha grande desfrute, muita alegria e os irmãos se multiplicavam. 

 

O princípio da benção é estarmos constantemente na presença do Senhor. Salmos 68:19 diz “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação”. Se nós temos um fardo a levar, Ele é quem leva! Provérbios 8:34-35 diz “Feliz o homem que me dá ouvidos, velando dia a dia às minhas portas, esperando às ombreiras da minha entrada. Porque o que me acha, acha a vida e alcança favor do Senhor”. Lucas 9:23 mostra que a vida de seguir ao Senhor é uma vida de negar a nós mesmos diariamente: “Dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, dia a dia tome a sua cruz e siga-me”.

 

O princípio do “diariamente” já podia ser visto no maná no deserto (Êxodo 16:4) e também era algo que o próprio Senhor Jesus praticava (Lucas 19:47a “Diariamente, Jesus ensinava no templo.”) O apóstolo Paulo também foi exemplo para nós, com seu labor e perseverança diários (Atos 19:9b: “Paulo, apartando-se deles, separou os discípulos, passando a discorrer diariamente na escola de Tirano”.) O nosso viver deve ser aquele de buscar o Senhor diariamente. Não basta apenas separarmos um dia ou algumas horas por semana. Isto é insuficiente. Amém!

 

Fátima Massula Dutra

bookafe@setelagoas.com.br

 

Fátima Massula Dutra

Veja Mais