ENTREVISTA: Escritora de 9 anos já projeta novo livro em Sete Lagoas

15/03/19 - 15:15

A jovem escritora lançou seu primeiro livro durante a Bienal de Sete Lagoas. Foto Divulgação
A jovem escritora lançou seu primeiro livro durante a Bienal de Sete Lagoas. Foto Divulgação

A sete-lagoana Dominique Padrão, filha de Davidson e Carolina Padrão, que completou 9 anos no último dia 19, é a mais nova autora de livros da cidade. A moradora do bairro Jardim Arizona, está apenas começando a cursar a 4ª série do ensino fundamental e já tem um talento evidente: escrever. Há quem pense que para isso, a garota deve abdicar da sua infância, mas, segundo Dominique, a vida é como de qualquer outra criança. “Gosto de passar tempo com a minha família, meus amigos, gosto de ler e de jogar jogos divertidos, principalmente os de tabuleiro. Gosto também de ir ao cinema e andar de patins”, afirma a jovem escritora. 

 

SD - Quando e como surgiu o prazer pela leitura?

 

DP - Eu Sempre gostei muito de ler. Desde pequenininha eu sempre tive muitos livros, nem me lembro quando comecei a gostar. Na minha casa todo mundo gosta de livros e eu sempre vi minha mãe lendo muito. Meus pais também sempre deram livros de presente para mim e para minha irmã, então acho que sempre gostei de livros.

 

SD - Quem são seus autores e livros preferidos?

 

DP - Gosto de muitos escritores. Nem sei falar qual o meu preferido. Gosto muito do Maurício de Souza, Monteiro Lobato, da Eva Furnari, Ricardo Azevedo, da Rachel Renée Russell e vários outros. Meu livro favorito é a Bíblia e têm outros que gostei muito de ter lido: “contos de enganar a morte”, “Diário de uma garota nada popular” e “Felpo Filva” além das revistinhas em quadrinhos que eu adoro.

 

SD - Como surgiu a ideia do livro? Tem algo de autobiográfico?

 

DP - A ideia de escrever meu livro surgiu quando eu vi minha mãe escrevendo e lançando o primeiro livro dela. Achei tudo muito legal e quis escrever o meu também. Meu livro tem muito de autobiográfico (risos...). Eu juntei duas coisas que eu gosto muito. Eu não gosto muito de obedecer às regras, de ficar parada, mas gosto muito de princesas, então juntei essas duas coisas e escrevi o livro. A princesinha da história também se chama Dominique e ela parece comigo (mais risos...).

 

SD - Quais foram as maiores dificuldades encontradas ao escrever o livro?

 

DP - Esperar o livro ficar pronto foi uma das coisas mais difíceis. Eu escrevi o livro em janeiro de 2018 e ele só ficou pronto em setembro. Todo dia eu perguntava se já estava pronto, mas ainda não estava. Foi difícil esperar esse tempo todo. Outra coisa que foi difícil foi no lançamento. Todo mundo que me conhece sabe que eu não gosto de ficar parada, quieta num lugar, então foi muito difícil ficar parada no dia do lançamento na Bienal do livro enquanto os meus amigos estavam lá brincando e correndo. Até hoje quando vou a algum lugar pra contar a história do livro, acho difícil ficar lá parada (risos).

 

SD - Você contou com a ajuda de quais pessoa para escrevê-lo e publicá-lo?

 

DP - Eu escrevi tudo sozinha e depois que estava pronto, pedi minha mãe para ler e ver se ela iria gostar. Ela amou e ficou muito feliz, então pedi pra ela enviar para a editora que publicou o livro dela. Minha mãe enviou o livro e o Pastor Eneas que é o dono da editora me ajudou muito para que tudo desse certo. Sou a autora mais nova da editora. Minha irmã Valentina me apoiava muito. Quando eu ficava desanimada porque estava demorando, ela me apoiava e não me deixava desistir. Meu pai também me apoiou muito, ele ficou muito feliz por eu ter escrito um livro. Na verdade, toda minha família me apoiou. Isso foi muito legal.

 

SD - O que sentiu quando foi convidada a lançá-lo na 1ª Bienal do Livro de Sete Lagoas?

 

DP - Eu fiquei muito feliz e emocionada pelo convite e bem animada também, eu me senti muito bem. Foi muito legal ver tantas pessoas que eu amo irem ao stand da editora para conhecerem o meu livrinho.

 

SD - Já tem ideia para novos projetos?

 

DP - Sim, eu já tenho ideias para o próximo livro, mas ainda não sei se será uma aventura com meus colegas de escola ou se eu vou descobrir um tesouro com minha irmã e minhas primas. Eu quero escrever uma história de aventura, mas ainda não sei qual das duas vou lançar primeiro. Já comecei a escrever uma delas, já tá quase pronto, mas ainda não me decidi.

 

SD - Onde encontrar seu livro à venda?

 

DP - No site da editora que é o www.upbooks.com.br e aqui em Sete Lagoas na Livraria Sete Lettras e no Bookafé. 

 

SD - O que você diria para as pessoas que estão lendo essa entrevista?

 

DP - Gostaria de dizer pra todas as crianças que nunca desistam dos seus sonhos. Eu não desisti do sonho de escrever o meu livro e deu certo e estou muito feliz. E  gostaria de dizer aos pais que ajudem seus filhos a realizar os sonhos deles, isso é muito importante. Na nossa casa, minha mãe sempre apoia os nossos sonhos, mesmo que as outras pessoas não apoiem e isso é bom, porque dá vontade da gente ter sonhos cada vez maiores.

 

Marcelo Sander

Veja Mais