ENTREVISTA: O que pensam os candidatos a prefeito - Parte 1

26/09/16 - 11:24

 

 

Qual o principal problema da cidade? Qual será seu primeiro ato como prefeito? Estas foram duas das primeiras perguntas respondidas pelos candidatos a prefeito de Sete Lagoas, por meio de uma enquete elaborada pelo SETE DIAS. O jornal publicará paulatinamente as propostas dos candidatos para os mais diferentes setores até as próximas eleições. Com esta iniciativa o SETE DIAS contribui para que os eleitores possam conhecer melhor o pensamento de cada candidato e exercer o voto consciente.

 

Qual sua origem política?

 

MARCIO REINALDO

Sou tradicionalmente Partido Progressista desde 1995, quando fui eleito deputado federal. Em 2012 candidatei-me à Prefeitura de Sete Lagoas, com o privilégio de ter sido eleito com 62% dos votos. Sou reconhecido a isso e grato aos meus conterrâneos.

 

LEONE MACIEL

Entrei para a vida política em 1977. Atuei como vereador por 20 anos e fui presidente da Câmara Municipal por 10 anos. À frente da Casa Legislativa sempre lutei para combater as desigualdades sociais, defendendo os interesses da população mais carente, principalmente na área da Educação. Fui vice-prefeito em dois mandatos e assumi a Prefeitura de Sete Lagoas por um período de dois anos. Realizamos inúmeras obras e iniciamos diversos projetos que estão sendo entregues à população agora.

 

EMÍLIO VASCONCELOS

Minha origem política é familiar. Venho de uma família que já deu três bons prefeitos para Sete Lagoas: Meu tio avó Vasconcelos Costa, meu avó Emilio e meu pai Sérgio Emílio. Todos realizaram muito e deixaram a marca da honestidade. Com meu pai fui secretário de Planejamento, de Obras, de Transportes e de Agricultura. Com Mucio Reis fui secretario de Assuntos Especiais e de Governo. Depois não exerci mais funções publicas, mas fui diretor administrativo e financeiro do HNSG.

 

ELSON COPAFER

Esta origem veio do meu pai, cuja família notoriamente aguerrida, sempre buscou participar dos atos da vida pública do seu município e região. Exemplo disso, dois representantes desta família, meus primos obtiveram destaque na política. Sendo, o saudoso Jaime de Martins, ex-deputado estadual e o seu filho, Jaiminho Martins, que exerce atualmente a função de Deputado Federal.

 

Quais lideranças o apoiam?

 

MARCIO REINALDO

Partidos e lideranças políticas fortes, como o DEM, do ex-prefeito Ronaldo Canabrava; o PTB, do ex-prefeito Marcelo Cecé; o PV, de Renato Gomes. Temos várias associações comunitárias e de bairros conosco, além da simpatia de diversas entidades de classe. Acredito que esse apoio se fundamenta no nosso trabalho, no que temos realizado pela cidade e no que ainda podemos fazer. Pautei minha vida política numa completa atenção a Sete Lagoas, ajudando a melhorar a qualidade de vida dos sete-lagoanos.

 

LEONE MACIEL

Deputado Douglas Melo, vice-governador Antônio Andrade, o empresário Antônio Pontes, ex-prefeito Mário Márcio Campolina Paiva (Maroca), ex-deputado Duílio de Castro, além de mais de duas centenas de candidatos a vereadores de uma grande união de partidos: PMDB, PMN, PSDB, PRB, PHS, PEN, PTdoB, PSC, PTC, além de candidatos a verea-dores do PSD, PDT e PSL.

 

EMÍLIO VASCONCELOS

A maior delas é a nossa gente. O apoio que vem das ruas, de pessoas que realmente acham que não dá mais para continuarmos com os agentes políticos de sempre. É lógico que tenho a grande referência de meu pai, na correção e no amor por esta cidade. Nomes novos que nunca se envolveram na política são a maioria de meu grupo, mas temos também ótimas referências com experiência. Valace é o maior exemplO.

 

ELSON COPAFER

Tenho o apoio de associações de bairro, grupo de professores e empresários. Também de  pessoas que trabalham em oficinas mecânicas, auto peças, retíficas e, principalmente,  no setor de reciclagem onde atuo por mais de 29 anos. Por onde ando tenho conquistado apoio. Na área de saúde onde também trabalhei. Na área de segurança onde tenho muita amizade.

 

Qual o principal problema da cidade?

 

MARCIO REINALDO

Os mais desafiantes são a segurança pública e a saúde. Mas quero destacar o desemprego. A juventude sofre com isso. Há uma pulverização natural ou desvirtuamento de metas de vida. O desafio do emprego é o maior de todos e temos que dar as mãos, buscar alternativas. Para isso, é necessário que as empresas que não estão admitindo sejam substituídas. É preciso que novos empreendedores apareçam. Necessitamos de novos agrupamentos de forças e de aproveitamento do potencial de Sete Lagoas.

 

LEONE MACIEL

A cidade está vivenciando momentos difíceis e o povo tem sido muito desrespeitado. A população está sofrendo, principalmente, com o atendimento precário na saúde. A parceria do município com o Hospital Nossa Senhora das Graças, – único com serviço de alta complexidade no município – precisa ser restabelecida urgentemente, pois o setelagoano, atualmente, não dispõe de uma assistência à saúde à contento. E quem mais sofre são as pessoas mais carentes e que mais precisam do sistema.

 

EMÍLIO VASCONCELOS

O maior sem dúvida alguma é a saúde, ou a falta dela. Temos uma visão realista e um plano consistente para resolvê-la. Passa pela solução do gargalo da consulta e falta de médicos. Mas temos outros problemas também gravíssimos como a falta de segurança e o sucateamento de nossa infraestrutura urbana. Para todos temos propostas e entusiasmo. Também firmeza política para colocar a cidade a frente de composições e arranjos políticos.

 

ELSON COPAFER

Saúde falida e mal administrada, servidor público municipal mal remunerado. Nossa Segurança está sem rumo e deficiente. Educação não é valorizada e sem adequação salarial.

 

Qual será seu primeiro ato como prefeito?

 

MARCIO REINALDO

Não será um, mas alguns. O primeiro será a nomeação dos secretários e a adequação da máquina pública para um novo período de realizações. Uma de nossas primeiras providências será atuar na segurança pública. Já estamos desenvolvendo experiências com a China. Estou empenhado nessa tarefa e espero, nos próximos meses, avançar nesse projeto. Com nossa reeleição, teremos a oportunidade de dotar Sete Lagoas de um sistema eficiente, que servirá de modelo para outras cidades.

 

LEONE MACIEL

Nossa primeira ação será colocar a casa (Prefeitura) em ordem, colocar a Saúde no lugar que ela merece e trazer o respeito de volta para Sete Lagoas.

 

EMÍLIO VASCONCELOS

Uma profunda reforma administrativa que vise modernizar e dar eficiência a máquina pública. Acabar com o desperdício dos hoje escassos recursos públicos. Valorizando o servidor, o colocando como parceiro e protagonista no atendimento ao público.

 

ELSON COPAFER

O primeiro passo será promover reuniões com todos os vereadores eleitos e lideranças de bairros. Vamos discu-tir estratégias de melhorias em setores como infraestrutura, saúde, educação e segurança.

 

Por Renato Alexandre

Veja Mais