Exposete em 2020 só será avaliada após eleição da nova diretoria do Sindicato Rural

18/07/19 - 13:30

Exposete foi, por anos, o maior evento do gênero na região
Exposete foi, por anos, o maior evento do gênero na região

Desde 2003 à frente do Sindicato Rural de Sete Lagoas, reeleito por seis vezes para mandatos de três anos, o presidente da entidade, Jadir Rabelo, já não tem mais tantas certezas de um sétimo mandato, que vence em fevereiro. A eleição será em dezembro, ainda em data a ser marcada. "A gente está estudando como vai fazer, mas ainda nao tem nada definido. Vai depender dos colegas, da chapa. Tem que ter um consigo", avisa. 

 

Com o cancelamento da 54ª edição da Exposete este ano por motivos financeiros, segundo o sindicato, mesmo uma eventual edição em 2020 vai depender da nova diretoria, conforme explica Jadir Rabelo. "Não tem nada definido para o ano que vem ainda. Estamos pensando em um rodeio para esse ano. Alguns empresários de Belo Horizonte estiveram aqui conversando comigo. Teremos outra reunião na semana que vem", comenta o presidente, lembrando que há a possibilidade de se incluir a tradicional Queima do Alho neste rodeio. "Vai depender da proposta desse pessoal", afirma Jadir. O presidente aproveita para rebater as alegações do empresário João Wellington, que afirmou no final de maio que os custos da Exposete são muito altos, inviabilizando a realização do evento nos moldes atuais. Segundo o empresário, apenas o contrato do sindicato para aluguel do Parque de Exposições JK custaria cerca de R$ 300 mil. Jadir Rabelo rebate esta informação. "Isso nao tem nada a ver. Cada caso é um caso, tudo é negociado. Depende da época, do tipo de evento", justifica. Além de João Wellington, já estiveram à frente da Exposete em edições recentes a empresa Lucs Promoções, de Divinópolis, e o produtor local Juarez Chaves. 

 

ÁUREOS TEMPOS 

Um dos eventos mais tradicionais da região, a Exposete "de antigamente" abrigava, além dos shows de vários gêneros musicais, rodeios, a Queima do Alho, cavalgadas e exposições de animais e maquinário agrícola, atraindo público de toda a região. Com o tempo, todas as atrações foram dando lugar apenas aos shows, exclusivamente sertanejos. Em 2016, o sindicato anunciou o cancelamento da mostra de Gir Leiteiro, considerada uma das melhores do Brasil. A exposição local também já foi palco de quebra de recorde de produção de leite em torneio leiteiro. Enquanto Sete Lagoas perde um evento, outros surgem ou se mantêm, de vários tamanhos, como a DivinaExpo, em Divinópolis, o Pedro Leopoldo Rodeio Show, em Pedro Leopoldo, a Festa do Produtor Rural de Jequitibá, a Festa do Cavalo de Funilândia (ambas neste fim de semana) e o Sete Lagoas Music, anunciado para 24 de agosto no Shopping Sete Lagoas, com shows de Maiara & Maraisa, Sorriso Maroto e Breno Miranda, entre outros. 

 

REPERCUSSÃO 

Ao ser confirmado o cancelamento da Exposete este ano, o público reagiu de maneiras diferentes, com alguns concordando e outros lamentando. Confira alguns depoimentos publicados na página do SETE DIAS no Facebook. 

 

Sidney Junior 

"O evento sempre se pautou por ser um evento cultural. Artesanato, espaço para pequenos produtores e empresários. Acabaram com toda a programação cultural e resumiram a colocar um palco e cercar o povo como gado. Também é culpa do Sindicato, que pela ganância aceitou que esses empresários, ano após ano, produzissem eventos de baixíssima qualidade com foco em arrecadar o máximo possível. O resultado está aí: um Show de baixa qualidade, sem segurança, zero estrutura e palanque de político." 

 

Sabino Rê Pereira 

"É melhor cancelar mesmo para projetar algo melhor." 

 

João Luiz Paulino 

"Acho que há anos a Exposete deixou de ser uma tradição da cidade, considerando que deixou praticamente de ser uma exposição para ser um evento musical. Saudade dos tempos de adolescência que íamos cedo antes das 16h para não pagar ingresso e ficar até a noite. Hoje em dia se chegar cedo não deve nem ter o que fazer!" 

 

Nelma Souza 

"Enquanto Sete Lagoas não vai ter esse ano, a de Divinópolis já estão se programando para 2020. Organização é tudo!" 

 

Daniel Lanza 

"Fico lendo comentários e vejo o quanto as pessoas torcem para o insucesso de algo sem perceber que estão sendo atingidas. Esse cancelamento significa que estamos caminhando para dias cada vez piores. Uma Exposete de sucesso significa espaço para exposições de máquinas, serviços e animais, negócios acordados, hotéis ocupados, bares e restaurantes mais movimentados durante o dia, empregos temporários, empregos informais nos dias do evento, arrecadação de impostos, além de entretenimento para quem gosta." 

 

Caio Abreu 

"Fico feliz em ver os comentários. Há tempos essa notícia causaria um linchamento virtual, mas para minha surpresa percebo que estamos amadurecendo quando vejo a grande maioria sendo coerente na interpretação do momento que vivemos."

 

Marcelo Sander

Veja Mais