Festa de São Geraldo movimenta Riacho de Areia (em Inhaúma)

10/10/18 - 18:35

A comunidade de Riacho de Areia investe no resgate de uma tradição religiosa da região e convida para a edição 2018 da Festa de São Geraldo, de quarta-feira até o final de semana, na Capela à margem do trecho asfaltado que dá cesso de Inhaúma à rodovia MG-238, para ligação com Cachoeira da Prata, Esmeraldas e Sete Lagoas. A Festa, tradição de muitas décadas, está sendo revitalizada a partir deste ano graças ao trabalho de uma equipe local incentivada pelo padre Luís Fernando.

 

Celebrações litúrgicas, movimento de barraquinhas, leilões e atrações musicais estão na programação elaborada pela comissão que é liderada por “Marcinha do Riacho” para ser desenvolvida ao longo da semana. O destaque para o final da festa, no domingo, 14, é a programação que começa mais cedo com almoço e movimento nas barraquinhas, a partir de 11h30, Missa Festiva às 17 h, Procissão às 18 h e música ao vivo, com o cantor Pablo Alexandre, a partir das 19 h.

 

Para a quarta-feira, 10, foi programado Missa às 19 h e Leilões às 20 h, programação também prevista para quinta, 11. Na sexta, 12, feriado de N. S. Aparecida, tem Missa às 19 h e movimento de barraquinhas (com a tradicional venda de pastéis) às 20 h. No sábado, 13, véspera das festividades de maior destaque, a programação marca Missa às 19 h, a tradição do Levantamento da Bandeira de São Geraldo (Patrono da Capela) às 20 h e movimento das barraquinhas em seguida.

 

A iniciativa tem apoio da comunidade e de moradores de toda a região, por se tratar de uma festa tradicional. Como a programação vinha apresentando queda de movimento nos últimos anos, a equipe local recebeu incentivo do novo pároco, padre Luís Fernando, e reformulou a organização do evento para revitalizar a presença e participação do público. O cantor inhaumense Pablo Alexandre foi prestigiado com o convite para abrilhantar a programação de domingo com show ao vivo.

 

De acordo com ele, “a programação deste ano tem novas atrações, com um formato que busca atrair mais pessoas e resgatar as tradições da festa, que sempre agradou muito aos moradores de toda a região”. A iniciativa tem apoio do Município, como uma das atrações para o turismo local, e é também uma proposta de revitalização da programação das capelas da Paróquia de São Sebastião de Inhaúma, que tem o padre Luís Fernando como seu novo pároco desde o ano passado. Ele e a equipe local organizam os festejos.  

Veja Mais