Entrevista Ronaldo Canabrava | Fora da disputa, Ronaldo Canabrava já escolheu quem vai apoiar na eleição

27/07/20 - 09:04

O ex-prefeito Ronaldo Canabrava e servidores durante reunião realizada em seu mandato
O ex-prefeito Ronaldo Canabrava e servidores durante reunião realizada em seu mandato

Único prefeito reeleito na história de Sete Lagoas e cassado, segundo ele, “por manobras políticas” em 2006, Ronaldo Canabrava (Avante) afirmou que não é pré-candidato a prefeito na eleição deste ano. Pelo menos até o momento. No entanto, ele já escolheu com quem vai caminhar. “Pesei os prós e contras e cheguei à conclusão que o então deputado Douglas Melo é nossa melhor opção. Ele cometeu um único e grave erro na sua trajetória política, que foi apoiar a chapa Leone/Duílio. Mas é um erro que ele já reconheceu. E é pra ajudar amenizar esse erro que vou apoiar e caminhar com ele em 2020”, afirmou o ex-prefeito. Confira:

 

imagem

 

Você é pré-candidato a prefeito de Sete Lagoas? Porque? 

A política é muito dinâmica e imprevisível. Tenho minha vida política realizada, fui detentor de cinco mandatos eletivos consecutivos em cargos públicos. Trouxe inovações e fiz um mandato coroado por êxito. A minha maior obra, com certeza, foi trazer de volta a credibilidade da cidade e dos funcionários públicos, desacreditados no comércio. Vivíamos em uma cidade que era uma verdadeira “terra arrasada”. Recebi quase todos os pré-candidatos a prefeito para uma conversa. Um deles marcou e não compareceu! E hoje não acho apropriado me arriscar como candidato. Temos opções que podem oferecer algo a mais para Sete Lagoas. O político tem que ter autocrítica. Então, no momento, não sou candidato a prefeito. 

 

O que o motivou, de alguma forma, seu retorno à vida política?

Eu nunca saí da vida política. Não existe porta de saída. Entrou, acabou! Isso porque você é sempre solicitado por pessoas amigas e aquelas que acreditam em você. Sou político 24 horas por dia e vou a todos os cantos da cidade, e não só em época de eleições; não sou o conhecido político “Copa do Mundo”. Tudo que me pedem, e estando ao meu alcance, procuro atender. É assim, ajudar as pessoas sempre fez parte da minha vida.

 

Nos bastidores, se fala muito que vai apoiar o deputado Douglas Melo, se for preciso, para vencer o atual prefeito. Vai apoiar algum candidato?

Vou caminhar com aquele que considero o melhor pra nossa cidade no momento. Pesei os prós e contras e cheguei à conclusão que o então deputado Douglas Melo é nossa melhor opção. É trabalhador, começou sua vida como mecânico, radialista, vereador e agora deputado estadual. Homem de família, até a presente data não tenho conhecimento de nada que desabone a sua pessoa. Não é aquele político que passa rasteira e puxa o tapete de seus parceiros e amigos. E chegou, onde chegou, por mérito próprio, detentor de grande carisma e muito imbuído na solução dos problemas da nossa cidade. Para mim, cometeu um único e grave erro na sua trajetória política, que foi apoiar a chapa Leone/Duílio, grandes responsáveis pela calamidade que nossa cidade vive hoje. Mas esse é um erro que ele já reconheceu, conforme me relatou. Errar é humano e reconhecer um erro dignifica o homem. E é pra ajudar amenizar esse erro que vou apoiar e caminhar com ele em 2020. A política do jogo sujo precisa ser extirpada e certas figuras da nossa política local precisam voltar de onde nunca deveriam ter saído. Tenho plena convicção da minha escolha e já estou trabalhando junto aos meus amigos e correligionários.

         

Algum arrependimento em sua trajetória de vida, principalmente política? Faria algo diferente?

De maneira nenhuma. Quem não quiser ser molestado na política, ser vilipendiado, ser traído, menosprezado, humilhado, achincalhado, virar chacota, é só ficar em casa, colocar um pijama e ficar assistindo Netflix. Aí você não vai ter problemas. Então, não me arrependo de nada. Fico triste de ter sido traído por pessoas que escolhi para serem meus amigos e parceiros, mas por ganância do poder, e muitas vezes por dinheiro, me traíram. Fico pensando como é a noite desse pessoal. Tenho dó de seus travesseiros. Uma coisa precisa ser analisada: se houve a participação da promotora Dra. Guiomar, diante das evidências, da minha cassação. Eu não entendi o que os vereadores fizeram ao tirar o meu mandado ungido pelo povo. No pensamento deles, eu fui o errado! Deveria ter dado os cargos pedidos para as esposas e parentes dos vereadores. Ter aumentado o preço do lotação, um verdadeiro toma lá dá cá. Um dos pedidos para que eu não fosse cassado era aumentar o preço da tarifa dos lotações congelados por mais de quatro anos. Nunca consenti com o toma lá dá cá. Nunca ficaria submisso à Câmara Municipal, como ficou o ex-prefeito renunciante (Leone Maciel) e idealizador da cassação. Faria tudo de novo e, com certeza, teria o meu mandato novamente furtado. 

 

Como avalia a atual administração?

A atual administração é uma sequência da administração Leone/ Duílio de Castro, eleitos para o biênio 2017/2020. Isso não pode ser desvencilhado. O vice-prefeito com gabinete próprio em uma casa ao lado da prefeitura, não só tinha conhecimento dos atos da administração pública como se beneficiou de todas as mazelas do seu precursor. E, mesmo assim, não se rebelou ou tomou partido em prol da cidade, dos funcionários públicos, dos serviços essenciais, da operação tapa buraco. Contribuiu para o inchamento da máquina, indicando pessoas e tendo cargos à sua disposição. Foi omisso e fingiu não ser seu problema. Deveria ter dado uma dura no prefeito.  Quem usa do cargo e se beneficia dele teria que ter tomado uma posição e isso não aconteceu! Com a renúncia covarde do prefeito, o gestor atual assumiu o cargo, por força do STF. E o que está fazendo atualmente é aquilo que deixaram de fazer. Operação tapa buracos não é obra! Pagar funcionários e fornecedores é obrigação. Agora está sabendo muito bem usar as emendas tanto estaduais, destinadas pelo o atual deputado de Sete Lagoas, Douglas Melo, e as federais, conquistadas pelo ex-prefeito Marcio Reinaldo. Duílio está tentando remendar o que despedaçaram. Não tem um ano que o atual prefeito está no poder, tem quase quatro anos.

 

Quais os desafios do próximo prefeito de Sete Lagoas?

O próximo prefeito vai encontrar uma cidade endividada e com sérios problemas administrativos, de recursos humanos e uma estrutura defasada, com sérios problemas da dívida ativa e flutuante. Sem garantia de recursos e inadimplência, principalmente no IPTU, que é um caso grave a ser imediatamente resolvido, esse é o maior desafio para o próximo prefeito. É preciso resgatar a dignidade de Sete Lagoas. Não faço ideia da dívida monstruosa que próximo vai encontrar! O bom senso deve prevalecer e a máquina deve ser enxugada. É economia de guerra. Negociar com a Câmara para diminuir o repasse constitucional. Gastar os 15% por cento na Saúde com inteligência; hoje, o repasse chega perto dos 27%. Na Educação, a aplicação dos 25% em escolas e merenda escolar. Resolver o problema da FUMEP, que tem alto custo muito; com uma simples inspeção dá pra ver que a má gestão deixou o prédio quase em ruínas. Se somarmos Educação, Saúde, repasse da Câmara Municipal, a Fumep e pagamento de pessoal, atinge o patamar de mais de 100% da receita. Onde está o dinheiro para investimentos? Com a pandemia virão os pedidos de emprego, a necessidade de maior atuação da secretaria de Ação Social e muitos outros. São problemas a serem resolvidos em curto espaço de tempo.  

 

Quem é 

Ronaldo Canabrava é natural de Sete Lagoas e Advogado. Ocupou os seguintes cargos: presidente da Ordem dos Advogados seção Sete Lagoas, secretário de Governo de Marcelo Cece e Sergio Emilio; presidente da Fume; presidente do Conselho do Democrata quando da sua ascensão ao profissional, presidente das Obras Sociais da Creche de Pe. D´Amato; presidente do Rotary Clube Sete Lagoas; chefe de Gabinete da Rural Minas; vereador por dois mandatos, presidente da Câmara Municipal, presidente do PMDB, PSC e DEM, deputado estadual, e presidente da Amav. 

 

Veja Mais