Fotógrafo sete-lagoano pede apoio em causa humanitária na selva peruana

11/08/17 - 16:10

O fotógrafo sete-lagoanao Lipe Borges, aquele do "sorrisão" na CNH, está de volta à Iquitos, na selva peruana, onde realiza um trabalho humanitário. Ele pede a ajuda de pessoas e empresas e, por isso, enviou o texto abaixo à redação do SETE DIAS. Confira:

 

Olá,

Tudo bem?

Meu nome é Filipe de Oliveira Borges.

Filho de Maria das Graças de Oliveira Borges e de Fernando Antônio Borges.

Irmão da Ana Cristina de Oliveira Borges Landau e do Fernando Antônio Borges Júnior.

 

Sou fotógrafo humanitário e de casamentos de Sete Lagoas, mas atualmente vivo em Mariana / MG. Junto com a fotógrafa de família Sarah Sader, somos proprietários da Escola Ensino Fotografe e do Estúdio Colmeia, especializado em Storytelling em Sete Lagoas.

 

Este mês estou vivendo uma experiência na Selva Peruana, em um projeto social chamado de Festival de Belén. Há 12 anos o projeto foi fundado pela artista Wendy Ramos e pelo médico e palhaço Patch Adams, criador do Instituto Gesundheit que teve sua história contada no filme “Patch Adams, O Amor é Contagioso”. Conheci o projeto em 2013 através da Patrulha da Alegria, voltei em 2016 pelo Projeto Sonhar e aqui estou eu em meu terceiro ano participando deste movimento incrível.

 

Antes de sair de casa pensei em tudo que estava em jogo. Comprei uma passagem aérea somente de vinda para Iquitos, para economizar resolvi voltar de barco durante 7 dias pelo rio Amazonas, de Iquitos até Manaus. De lá vou utilizar de um benefício que concedido pelo Rodrigo Sales e equipe de Marketing da Localiza para retirar um carro durante 3 dias e depois volto para a casa dos meus pais em Sete Lagoas e em seguida, regresso para Mariana. investi em todas as ferramentas que poderiam facilitar o meu trabalho aqui, tudo parcelado 12 vezes no NuBank) minha irmã me emprestou US$350,00, meus pais me deram R$300,00 reais. Resolvi seguir o conselho do meu Mestre de Capoeira Angola Damião: “Vá com a roupa que você está”. Me despedi da minha namorada Maíra Almeida Carvalho e embarquei.

 

Chegar em Iquitos é como chegar em casa, mesmo com uma cultura tão diferente da nossa. Mas aqui encontrei velhos amigos. Descendentes de Índios que lutam para manter a cultura local e acreditam nas pessoas. Conversei com os donos do Hotel El Cauchero, Mary e Marco, e eles estão apoiando o projeto. Me acolheram e me dão conforto: cama, água e um bom café da manhã todos os dias.

 

Existe uma situação delicada aqui em Loreto Iquitos. O Governo Peruano quer realocar a comunidade inteira de Belén (cerca de 8 mil índios que vivem na beira do rio amazonas) e levar estas famílias para Virillalito, uma região desértica e distante 30km do centro comercial de Loreto. A grande maioria da população não quer sair de onde estão. São todos pescadores, comerciantes, vendedores, nadadores, caçadores e coletores. Têm um estilo de vida. Entretanto, 200 pessoas já foram para a nova região. Eles alegam que muita coisa melhorou, mas falta água. Segundo relato dos moradores, se a região fosse limpa, eles preferiam viver onde estavam. Os interesses do Governo peruano são questionáveis. O Belén é simplesmente mágico. Encantador, porém hoje vive em extrema vulnerabilidade social, com alto índice de Álcool e Drogas, sem saneamento básico, sem suporte e sem instrução. 

 

O que os Palhaços seguidores do Patch Adams fazem aqui é uma transformação social através da educação, intercâmbio cultural e artístico, suporte psiquiátrico e psicológico. O grupo visita orfanatos, cadeias, hospitais e hospícios e deixam esperança por onde passam. Um dos meus maiores objetivos aqui é contar a história a estas pessoas e dar voz à uma população.

 

No último ano também iniciei a maior Coleção de Palhaços da história e gostaria de convidar fotógrafos para contribuírem com o projeto e realizar retratos de Palhaços ao redor do mundo para em um futuro lançarmos um livro. Este ano vim para dar continuidade com o Projeto e preparar para 2018, quando vou organizar uma série de Workshops e Cursos destinados para Storytellers que utilizam a fotografia ou imagens em movimento para contar histórias. Os cursos irão preparar todos os participantes para a intensidade desta experiência, unindo o amor incondicional do Palhaços, vestidos atrás da menor máscara do mundo e o olhar peculiar de cada pessoa com sua câmera fotográfica. Todas estas vivências acontecem no meio da Selva Peruana, imersos em uma cultura muito diferente da nossa e com pessoas de talentos artísticos e conhecimentos diferentes. 

 

Outro objetivo da minha vinda este ano para o Festival de Belén é aproximar aquelas pessoas que se sentem incomodadas com alguma coisa da sociedade, mas que não compreendem bem o que. Os Mestres Patch Adams, John e Carl são grandes conhecedores dos segredos da vida e compartilham muita sabedoria e ideias em reuniões abertas com todos os participantes. Todos podem conversar individualmente com qualquer um deles. Basta querer e se esforçar para entender o inglês.

 

Se você e sua empresa, ou seus amigos, de alguma forma podem ajudar o Projeto, seja com apoio, suporte financeiro, divulgação do projeto, mídia ou qualquer ideia que você tiver, será muito bem vinda. O Timothy e a Kandle da (MagMod), Mick, Kate e Jamie (Photomechanic), e Daniel e Anton (SmartAlbums) já estão me ajudando. Pelo visto vamos precisar de tradutores aqui no ano que vem. Conhece algum? Passe o meu contato para ele!

 

Caso queira acompanhar um pouco da rotina e dos conhecimentos da Selva, estou fazendo uma lista de transmissão com conteúdos diários. Mande seu WhatsApp, E-mail, Telefone, site e diga o que você tem mais interesse em receber neste conteúdo. No final do projeto, para os que se interessarem vou passar uma planilha detalhada dos gastos durante os 27 dias de vivência.

 

Desde já agradeço,

Grande Abraço,

Filipe de Oliveira Borges

Telefone em Iquitos: +51 949 652 653

WhatsApp: +55 31 9 8850 8981

e-mail: lipe@estudiocolmeia.com.br

Sites: www.estudiocolmeia.com.br / www.ensinofotografe.com.br

 

Da redação

Veja Mais