Fumaça de queimadas encobre Sete Lagoas e meteorologia prevê chuva neste domingo

19/09/19 - 10:33

Foto feita a partir da Serra de Santa Helena mostra grande queimada na região da Embrapa. Foto Anderson Favorito
Foto feita a partir da Serra de Santa Helena mostra grande queimada na região da Embrapa. Foto Anderson Favorito

Na última semana, Sete Lagoas e cidades da região metropolitana de Belo Horizonte vêm enfrentando problemas com queimadas. A sensação é de incêndio no quintal. O cheiro de 'queimado' é forte e até fuligem voa e pousa nas residências. 

 

O fenômeno que vem surpreendendo moradores de diversas cidades não é atípico, de acordo com a Defesa Civil do Estado, mas assusta devido à proporção, causada por uma conjunção de fatores ruins. Em proporção menor, a fumaça pode retornar nos próximos dias. 

 

Segundo o diretor de Meteorologia e Alerta de Risco da Defesa Civil de Belo Horizonte, Dayan Carvalho, com a atmosfera 'parada' há cerca de uma semana; massa de ar quente e seco; grandes incêndios em matas da região; ausência de ventos fortes e, por fim, poluentes urbanos estacionados na baixa atmosfera, o resultado é o que muitos viram e sentiram esta semana. "Na realidade, é um tipo de fenômeno comum. O tipo de incêndio - se são folhas, galhos de árvore ou plástico - é que dirá se haverá fuligem ou não. Se houvesse vento, teríamos sentido essa fumaça, porém, de maneira bem mais branda", explica.

 

Na noite desta quarta-feira, 18, um grande incêndio na região da Embrapa e outro na estrada para Funilândia pioraram a situação do ar em Sete Lagoas. O fogo atingiu até mesmo área de plantio de pesquisa da empresa e a fumaça se espalhou principalmente em bairros da região leste da cidade. Foram pelo menos quatro focos de incêndio.

 

imagem

Fumaça encobriu avenidas na região leste da cidade

 

De acordo com o brigadista da Serra, Anderson Favorito, do alto da serra é possível ver, diariamente, focos de incêndio espalhados pela região. "Temos visto do alto vários locais com incêndio na cidade, inclusive na gruta rei do mato. Nesta foto que tirei ontem, dá para ver um fogo lá no fundo. A fumaça estava tomando conta da cidade", afirma.

 

Chuva

Mas, afinal, quando vai chover? Segundo o site Climatempo, os próximos dois dias ainda serão de muito calor e baixa umidade do ar, com os termômetros chegando a 36 graus Célsius. A temperatura deve amenizar um pouco a partir de domingo, com previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite (5 mm) e as temperaturas caindo um pouco para os 32 graus. Ao longo da semana, serão mais três dias de estiagem e a chuva deve voltar na quinta-feira, porém, fraca (1 mm). A temperatura cai ainda mais com a máxima chegando a 20 graus. Confira AQUI.

 

Marcelo Sander

 

Veja Mais