Historiadora troca a vida agitada de Belo Horizonte por Boa Vista de Capim Branco

11/10/17 - 09:41

Graduada e Pós-graduada em Historia da Cultura e da Arte Renata Diniz Angelo, se cansou da correria do dia a dia de Belo Horizonte e resolveu morar com o pai, Cilas Angelo, no sitio que ele tem há quase três décadas em Boa Vista, no município de Capim Branco. Isso foi há três anos e neste tempo ela passou a cultivar plantas ornamentais, principalmente “suculentas”, e acabou montando o “Viveiro Alma Verde”. Ficou amiga da comunidade e se juntou a lideranças comunitárias locais para criar a “Feira do Curioso”, que terá início no próximo dia 15, domingo, pela manhã. Com periodicidade quinzenal, terá artesanato, doces, verduras, as suculentas e outras plantas, tudo produzido pelas pessoas do lugar. 

 

Renata falou ao SETE DIAS sobre a mudança de vida com a troca da Capital do estado por um dos lugares mais tranquilos e encantadores da região, bem próximo a Sete Lagoas. Fica a apenas 6 quilômetros de Fazenda Velha por “uma boa e muito bonita estrada de terra.”

 

SETE DIAS: Como foi a decisão dessa mudança?

RENATA DINIZ: Dei aulas no Estado durante muito tempo, trabalhava com adolescentes e adultos no EJA. Com os filhos já crescidos, resolvi vir fazer companhia ao meu pai, no sítio. Uma propriedade pequena, adquirida há quase 30 anos.  Como sempre gostei de jardinagem, e também já havia feito alguns cursos nessa área, resolvi montar um viveiro de mudas de cactos e suculentas.

 

SD: E como passou a ser a sua rotina desde então?  

RENATA: Estou morando permanentemente aqui há mais de três anos. Crio galinhas, codornas, gatos, cachorros e um jabuti. Tomo café da manhã, com os tucanos que fazem vôos rasantes; maritacas que buscam as minhas ameixas, miquinhos que saltam entre os galhos das árvores, sem mencionar a variedade de tons de verde da natureza.

 

SD: Cite alguns atrativos para quem optar por um passeio até Boa Vista.

RENATA: Boa Vista é um lugar tranquilo, de gente simples e amiga. O lugar é pequeno, e os dois únicos bares da região possuem aquele ar gostoso, que deixam a gente bem à vontade. Nos finais de semana a região recebe um número grande de ciclistas e motociclistas adeptos de um “off road”. Nossa região é destaque na produção de orgânicos. E, a partir de 15 de outubro, vai acontecer todos os sábados pela manhã a “Feira do Curioso”, com produtos feitos pelo pessoal da região.

 

SD: O seu viveiro “Alma Verde” está aberto à visitação?

RENATA: Por enquanto, apenas para quem agenda por telefone (31 99655 7977), mas tenciono, também, abri-lo à visitação publica. Estou organizando cursos e workshops, para quem gosta e quer aprender mais sobre os cactos e suculentas. Vou comercializar “Açaí Gourmet” e um “pesque solte” também no local. Opções é que não faltam, para quem procura distração e sossego num lugar que ficam pertinho.

 

O que é uma planta “suculenta”?

Conhecidas por suculentas, essas plantinhas possuem a raiz, o talo ou as folhas engrossadas para permitir o armazenamento de água em quantidades muito maiores que nas plantas normais; funcionando como um reservatório de água.  Originárias de ambientes desérticos, essa adaptação lhes permitiu sobrevier com pouca água durante longos períodos de seca. Além de serem diferentes umas das outras, são fáceis de cultivar, pouco exigentes no trato do solo e irrigação, e crescem lentamente podendo ser mantidas num mesmo vaso e local por muito tempo.

 

imagem

 

Da Redação

Veja Mais