HNSG esclarece denúncia de médico sobre atendimento na Maternidade

01/12/16 - 08:00

Vereadora Marli de Luquinha e sua equipe foram recebidas pela diretoria e Conselho da INSG
Vereadora Marli de Luquinha e sua equipe foram recebidas pela diretoria e Conselho da INSG

Na manhã desta quarta-feira, 30, o diretor técnico do HNSG, Dr. Felipe Massote, e os membros do Conselho de Administração Heber Moreira, Dr. Ivan Viana e Nilo Oliveira receberam a vereadora Marli de Luquinha, que compareceu acompanhada de sua equipe. No encontro, foi discutida a denúncia apresentada pela parlamentar na Câmara Municipal na reunião do dia 29 de novembro. No plenário, ela relatou que foi procurada por um médico que apontou problemas na Maternidade.

 

À vereadora foi exposta a real situação do serviço, que é semelhante ao cenário geral da saúde em todo o país, principalmente no que diz respeito às entidades filantrópicas. “Estamos vivendo uma crise generalizada na saúde e trabalhando para evitar, a todo custo, a falta de assistência”, disse Dr. Felipe. Para isso, um plano de contingência está sendo realizado em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde e com a Superintendência Regional de Saúde para garantir o atendimento a todas as gestantes que buscarem o HNSG. “Todas as decisões estão sendo tomadas com responsabilidade e obedecendo às normas técnicas, com a ciência e o aval das autoridades competentes, que estão envolvidas nesse plano de contingência”, completou o diretor técnico.

 

O presidente da INSG, Heber Moreira, reforçou a informação de que o corpo clínico tem sido um grande parceiro da instituição diante desse momento de crise, e que todos os esforços estão sendo feitos para manter a qualidade assistencial e o atendimento integral aos pacientes.

 

Marli de Luquinha afirmou que sabe da responsabilidade da Irmandade e de seu corpo clínico, que estão fazendo além do que está a seu alcance para não deixar a população desassistida. “Temos que encontrar soluções e agir em conjunto para resolver essa situação. Vim aqui para me inteirar do problema. Sei da responsabilidade e da importância desse hospital”, disse.

 

A Maternidade Odete Valadares do Hospital Nossa Senhora das Graças é a única da região e possui credenciamento para atendimentos de alto risco. Dos cerca de 380 partos realizados todos os meses, metade é para pacientes residentes em Sete Lagoas. O restante representa procedimentos realizados em pacientes advindos dos outros 35 municípios que formam a microrregião. Entre essas cidades, apenas Pompéu, que possui maternidade própria, não utiliza os serviços de obstetrícia do HNSG, que são, em sua maioria (mais de 70%) para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

 

CARTA DENÚNCIA

Na manhã desta quinta-feira, 1º, uma mensagem assinada pelo médico ginecologista e obstetra Rogério Vicente circulou por diversas redes sociais alertando sobre a crise financeira da instituição. Confira a íntegra do texto:

 

CARTA DENÚNCIA: Meu nome é Rogério Vicente. Sou médico ginecologista e obstetra em nossa cidade Sete Lagoas há aproximadamente 24 anos. Sou plantonista na Maternidade do Hospital Nossa Senhora das Graças, hoje maternidade ÚNICA na cidade e referência para mais de 35 municípios da região. Há aproximadamente um ano estamos vivendo grave crise que se intensificou nos últimos 6 meses. 

 

Nós plantonistas da maternidade estamos há 5 meses sem recebimento de plantões, cumprindo fielmente nossas atividades mesmo sem nossa justa e ética remuneração. Fiz denúncia a uma vereadora , Sra. Marly no dia 29/11/2016 envolvendo toda a gravidade desta situação e também de outras envolvendo toda a atividade da área de SAÚDE de nossa cidade. Estamos vivendo um caos. Hospital Municipal faltando insumos e material médico, fechamento de UPAs, falta de atendimento por profissionais em Postos de Saúde, encerramento de atividade como da Cismicel, possibilidade de perda do cadastramento do serviço de oncologia no Hospital Nossa Senhora das Graças em nossa cidade. 

 

Os problemas são inúmeros. Os nossos governantes têm sempre colocado a culpa na crise econômica do país. Todos pagamos os nossos impostos. Nos deparamos com a esdrúxula e não ética situação de mudança do Projeto de lei que colocaria na cadeia corruptos políticos em nosso país. Eu e um grupo de médicos de nossa cidade vamos nos reunir na Câmara de Vereadores no dia 06/12/2016 às 14:00 horas, como forma de denúncia e cobrança da resolução destes graves problemas. 

 

A população tem o direito de esclarecimentos e de um atendimento digno. Gostaria de pedir o apoio de nossa população. Já fiz centenas de partos de pacientes em nossa cidade, sempre com dedicação. Gostaria que todos vocês se manifestassem e nos apoiassem para que possamos dar seguimento nesta causa. Nenhum dos médicos envolvidos neste processo tem interesses políticos. Vamos fazer valer os nossos direitos de cidadania, não podemos nos calar. A situação é MUITO GRAVE.

Da redação

Veja Mais