Igreja celebra 18 de agosto: Dia de Santa Helena, referência em Sete Lagoas

18/08/17 - 10:18

Neste 18 de agosto é celebrado o Dia de Santa Helena, referência em Sete Lagoas desde a serra e da capela que levam seu nome, à "Festa da Santa Cruz", que acontece em maio (a estória conta que ela teria encontrado vestígios da Santa Cruz).

 

Isso sem falar nos diversos estabelecimentos comerciais da cidade que homenageiam a santa nos mais diferentes ramos de atividades, indo de pneus a redes de supermercados. 

 

Mesmo sem ser a padroeira oficial do município, Santa Helena motiva a vinda de romeiros à cidade ao longo de décadas, sendo uma das primeiras referências para o turismo, com os romeiros, no mês de maio.                        

 

Celebrações na Capela de Santa Helena:

- Reza do Terço (Semana da Família) às 19h

- Missa às 19h30

- Café Comunitário às 20h30

Celebrante: Padre Paulo Renato

Ônibus da Turi sairão as 18h do Terminal Urbano seguindo pelo CAT, Paróquia Santa Luzia, Igreja de São Pedro no Jardim Arizona, seguindo para a Serra. Informações: (31) 3771-8999.

 

História

Flávia Júlia Helena (em latim: Flavia Iulia Helena; Drepanon, 250 - Constantinopla, 330), também conhecida como Santa Helena, Helena Augusta, e Helena de Constantinopla, foi a primeira mulher de Constâncio Cloro, e mãe do imperador romano Constantino. Como nunca recebeu o título oficial de 'Imperatriz de Roma' como esposa do imperador, a maior parte dos historiadores defende que Helena nunca foi casada oficialmente com Constâncio, tendo sua união recebido apenas um reconhecimento superficial. De acordo com a tradição cristã, teria sido ela quem descobriu o local de crucificação de Jesus Cristo, tendo sido lá erguida a Basílica do Santo Sepulcro.

 

Igreja de Santa Helena

A igrejinha da Serra foi construída em 1852 pelo fazendeiro Antônia Lino de Avelar e situa-se à Serra de Santa Helena. Todos os anos, no primeiro domingo do mês de Maio é celebrada a festa de Santa Helena, ocasião em que a cidade recebe devotos e turistas. Nesse dia, os devotos e guardas de Congo e de Moçambique saem em procissão levando a bandeira rumo à capela.

 

Marcelo Sander com Wikipedia e Igreja de São Pedro

Veja Mais