Jovens querem suscitar a reflexão por meio do grafite

Dupla de alunos de Sete Lagoas cria arte unindo estêncil e frases de efeito

12/09/17 - 16:31

 

Um papelão, fita adesiva, estilete, spray de tinta preta e muita criatividade. Essas são as ferramentas usadas pelos alunos da Escola Estadual José Evangelista França, no bairro do Carmo, Érick Machado da Silva e Luiz Gustavo Machado de Araújo, de 17 e 18 anos respectivamente, ambos no 3º ano do Ensino Médio.

 

A dupla é a responsável pelo estêncil - uma técnica de grafite ou pintura urbana utilizada para aplicar um desenho recortado em uma moldura sobre uma superfície com o uso de tinta - feito em uma mureta da lagoa do Cercadinho, no bairro Panorama. A arte, feita há cerca de três meses, chama a atenção de quem passa pelo local. Além da imagem, chamavam a atenção a frase "Faça o bem porque o mundo vai mal" e um buquê de flores (infelizmente arrancado pouco tempo depois) na mão do desenho de um jovem em posição de ataque. 

 

Essa, no entanto, foi apenas a primeira arte em estêncil da dupla. "Praticávamos slackline (esporte de equilíbrio sobre uma fita elástica esticada entre dois pontos fixos) na lagoa do Cercadinho, vimos a parede toda branca e pensamos em fazer alguma arte nela", conta Érick. Segundo Luiz Gustavo, o estêncial é uma técnica mais fácil para quem está começando no mundo do grafite. "Muitos grafiteiros começaram pelo estêncil. Pesquisamos videos na internet e fomos aprendendo", revela.

 

Na escola

 

"Eu passava pela lagoa do Cercadinho diariamente e aquela arte me chamava a atenção. Quando descobri que era deles, fiquei encantada. Conversei com o diretor Flávio Gonçalves e ele também ficou muito empolgado", conta a vice-diretora da escola, Juliana Duarte Guimarães. 

 

A partir daí surgiu a ideia de grafitar também a escola. Neste mês a dupla concluiu sua segunda pintura "pública". Na quadra da escola foram grafitadas três modalidades esportivas: vôlei, futebol e basquete. Claro, não poderia faltar uma frase: "O esporte precisa de raça e não de racismo". "A gente sempre usa umas frases que conversam com as imagens. Queremos que as pessoas reflitam, por isso achamos que a frase junto com a imagem gera mais impacto", pensa Luiz Gustavo. 

 

A próxima etapa é pintar também o muro externo da escola. "Vamos precisar de patrocínio para as tintas, já que o espaço é bem maior", conta Luiz Gustavo. "Queremos agora envolver toda a escola. Vamos fazer uma campanha para arrecadar material para grafitar todo o muro, afinal a escola também é um espaço de reflexão", completa Juliana. "Além do stencil ser uma arte, o que mais me impactou foram as frases. Eles querem mandar uma mensagem. Aqui mesmo na escola eles já viram vários amigos indo para o caminho das drogas, da violência, e o recado que passam é que há alternativa. Eles querem sucitar a reflexão", completa a vice-diretora. 

 

 

imagemÉrick Silva e Luiz Gustavo Araújo aprenderam a arte do estêncil na internet e agora querem difundi-la pela cidade

 

Marcelo Sander

Veja Mais