SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Juninho Sinonô: A tragédia de Brumadinho foi anunciada

08/02/19 - 10:04

Ramon Lamar e Juninho
Ramon Lamar e Juninho

Por

O biólogo Ramon Lamar é especialista em assuntos relacionados a biologia, além daquilo que envolve ecologia e meio ambiente, e por isso foi escolhido como o profissional ideal para esclarecer sobre ângulos diversos o trágico acontecimento de Brumadinho.

O que ocasionou o segundo pior desastre ambiental do século, causados ambos pela mesma empresa, e considerado o maior acidente de trabalho do Brasil de todos os tempos?

Porque ainda temos um modelo de barragem que já foi legalmente abolido em países como o Chile? Seria a nossa legislação flexível? O que poderia ter sido feito como prevenção? A Vale optou por assumir o risco da tragédia por questões financeiras?

Para ele, se trata de uma tragédia previamente anunciada pelo acidente ocorrido há três anos em Mariana, e que se não houverem medidas drásticas e imediatas, outros de proporções ainda mais gravosas estão em iminência de acontecerem.

 

O que aconteceu em Brumadinho?

O que aconteceu em Brumadinho foi a repetição do que aconteceu em Mariana, só que agora em uma dimensão muito maior em termos de descaso, porque a lição já havia sido dada.

 

O que são essas barragens de rejeitos?

O rejeito é aquela parte que é retirada da exploração de minério e que é inútil. É o lixo, que não tem como se retirar o ferro desse material. São outros materiais que vêm misturados com o mineiro de ferro. Então isso é carreado e armazenado dentro de uma grande lagoa, de uma grande barragem.

 

Qual é o comparativo da tragédia de Mariana com a de Brumadinho?

A tragédia de Mariana envolveu um volume maior de rejeitos e um dano ambiental, parece até o momento, muito maior que do que o dano ambiental de Brumadinho. Mas a questão de Brumadinho foram 350 vidas, e que poderiam ter sido totalmente evitadas por causa da lição de Mariana. Eu considero que Brumadinho é pior que Mariana. Muito pior do que Mariana, pela reincidência, por não se ter sido feito nada.

 

A Agência Nacional da Águas (ANA) classificou a barragem de Brumadinho como uma estrutura de pequeno porte com baixo risco e alto dano potencial. O que isso significa?

Significa que eles erraram feio! Significa que eles precisam ter mais atenção com essas questões das barragens. Todas têm risco. São estruturas feitas pelo homem, sujeitas a defeitos de engenharia e de tudo mais. Todas têm risco. Mas essa em particular, não sei a situação de outras, mas essa mostrou-se a face real dela como sendo uma coisa muito grande.

 

TUDO ISSO EM DEZ MINUTOS E NEM UM SEGUNDO A MAIS!

 

Veja Mais