Após divulgação do decreto que flexibiliza de forma gradativa a retomada de atividades comerciais e de prestação de serviços em Sete Lagoas, a Associação Comercial e Industrial (ACI), Câmara dos Dirigientes Lojistas (CDL) e Sindicato do Comércio (Sindcomercio) se uniram na promoção de um vídeo institucional. Nele, empresários, comerciantes e funcionários conclamam para que a população, de forma consciente e segura, colabore para que a volta as compras se de forma segura.
O decreto que flexibiliza a reabertura do comércio em Sete Lagoas estabelece normas gerais para garantir a proteção de colaboradores das empresas e seus clientes. O cumprimento das exigências será amplamente fiscalizado pelas equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde, bem como da Guarda Civil e demais agentes de fiscalização da Prefeitura. Denúncias sobre descumprimento de regras podem ser feitas pelo telefone 153. Veja recomendações:
Alguns cuidados relacionados ao ambiente de trabalho:
- Nas áreas de circulação interna dos estabelecimentos sempre demarcar com sinalização a distância de 2 metros que deve ser mantida entre um cliente e outro, incluindo quando forem pegar produtos em prateleiras, ou afins e filas de qualquer natureza;
- Organização da fila e entrada de pessoas, mantendo a distância mínima de 2 metros entre os usuários;
- Só permitir a entrada de clientes se estiverem utilizando máscaras;
- Limitar o número de funcionários ao estritamente necessário para o funcionamento do serviço;
- Disponibilizar na entrada do estabelecimento lavatório com dispensador de sabonete líquido e papel toalha ou dispensador com álcool gel a 70%, bem como nos sanitários;
- Oferecer o álcool 70% para os clientes higienizarem as mãos antes e após tocar em máquinas de cartão de crédito, caixas eletrônicos de autoatendimento, entre outros equipamentos;
Algumas orientações para trabalhadores no ambiente de trabalho:
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel a 70% com periodicidade mínima de cada 2 horas, ou a qualquer momento dependendo da atividade realizada ou quando em contato com o cliente;
- Utilizar os equipamentos de proteção individual disponibilizados pelo empregador, da forma correta, sendo obrigatória a utilização de máscara em todas as atividades;
- Manter distância mínima de pelo menos 2,0 metros, entre os colaboradores/trabalhadores e entre estes e os clientes. Quando isto não for possível, utilizar máscara cirúrgica e respeitar a barreira de proteção física para contato com o cliente;
Orientações para os clientes:
- Fique em casa sempre que possível;
- Caso tenha sintomas de gripe ou resfriado, não saia de casa;
- Utilize máscara, de preferência caseira, durante todo período de permanência fora de casa;
- Prefira solicitar serviço por delivery, compra por telefone ou internet;
- Se for do grupo de risco não saia de casa! Peça ajuda a um familiar, amigo ou vizinho sem ter contato físico com a pessoa;
- Permaneça no estabelecimento o menor tempo possível, dessa forma, planeje sua compra ou atividade antes de sair de casa;
- Realize a higienização das mãos ao entrar e no estabelecimento, acessar balcões de atendimento e “caixas” e ao sair do estabelecimento;
- Ao chegar em casa, higienizar as mãos e antebraços com água e sabão.