Novo presidente do Democrata quer time na 1ª Divisão em três anos

21/12/16 - 08:13

José Pedro Eustáquio Chamon, vice-presidente, Jaime Aleluia, presidente, Gustavo Miranda, presidente do Conselho Deliberativo, Geraldo Magela do Santos, diretor de futebol
José Pedro Eustáquio Chamon, vice-presidente, Jaime Aleluia, presidente, Gustavo Miranda, presidente do Conselho Deliberativo, Geraldo Magela do Santos, diretor de futebol

O advogado Jaime do Carmo Ribeiro, o Jaime Aleluia, se tornou apaixonado pelo Democrata Futebol Clube quando era criança e acompanhava o pai Moacir Aleluia nos jogos no antigo estádio José Duarte de Paiva. Afastado de Sete Lagoas por motivos profissionais, começou a ser aproximar do clube em 2008. Seu afeto é incontestável já que até dívidas do time ele pagou com dinheiro do próprio bolso. Nos últimos anos ele ocupava o cargo de vice-presidente do Conselho Deliberativo e agora assume o cargo mais importante no Jacaré. Jaime Aleluia foi empossado presidente na última sexta-feira, 9, em entrevista a seguir revela planos do seu mandato de três anos que terá como foco principal o futebol profissional.  “No fim do meu mandato o Democrata estará na 1ª Divisão”, afirma.

 

Qual a origem de sua ligação com o Democrata?

Jaime Aleluia - Minha relação com o Democrata é de pai para filho. Meu pai Moacir Aleluia nasceu democratense e desde criança comecei a frequentar os jogos no estádio José Duarte de Paiva. Tenho muitas lembranças do ex-jogador Waguinho, nos jogos sempre perguntava meu pai: quem é esse jogador, só ele que faz os gols? (risos). Por esta admiração desde infância até trouxe o Waguinho no Churrascrata no ano passado onde ele foi homenageado. Durante alguns anos fiquei afastado do clube até porque moro e tenho atividades profissionais em Pouso Alegre.

 

De longe você consegue vivenciar o dia a dia do clube?

Jaime Aleluia - A partir de 2008 comecei a participar mais efetivamente da vida do Democrata. Uma participação até muito onerosa já que comecei a pagar débitos trabalhistas do clube. Eram valores altos, mas já reduzimos muita coisa. Comecei a participar do Conselho Deliberativo até que cheguei a sua vice-presidência. Sempre me preocupei com as coisas do Democrata e meu envolvimento foi evolutivo.

 

Agora na presidência como será sua dedicação?

Jaime Aleluia - Já trabalho muito pelo clube. Não me desligo em momento algum. De Pouso Alegre resolvo muitas questões administrativas e jurídicas. Agora vou ficar mais tempo aqui na cidade. Isso é uma grande satisfação porque sou sete-lagoano e ficarei mais próximo de minha família.

 

Como será formada a diretoria?

Jaime Aleluia - Estou criando um grupo muito bom de diretores. A ideia é que eles ofereceram um apoio efetivo. Posso antecipar os seguintes nomes: Geraldo Magela (diretor de futebol), Delson Soares “Socó” (diretor financeiro), Lino Assunção (diretor jurídico) e Ângelo Gonçalves “Liu” (diretor social). Ainda vou definir quem será  o diretor geral e o diretor administrativo.

 

Qual o papel da Ascrata para o futuro do Democrata?

Jaime Aleluia - Criamos a Associação Amigos do Democrata (Ascrata) e o objetivo é torná-la cada vez mais forte. O radialista Gustavo Miranda, atual presidente do Conselho Deliberativo, está no apoio. Vamos promover algumas atividades paralelas por meio desta associação e criar um fundo de reserva para disputar o Campeonato Mineiro. Já temos um pequeno valor, mas é válido para iniciar este projeto. O futebol é nossa prioridade e já estamos trabalhando algumas questões. O Geraldo Magela tem carta branca para tratar deste assunto.

 

De onde surgiu o projeto de criação desta associação?

Jaime Aleluia - Confesso que o projeto da Ascrata foi copiado da Chapecoense e do Brasil de Pelotas. Esses times foram abraçados por suas cidades. Infelizmente a Chapecoense viveu esta tragédia, mas seu projeto é de 2009. Hoje são mais de 9 mil sócios na associação. Copiamos e queremos que dê certo. Já temos 200 associados e queremos chegar a 3.000 em 2017. Estes valores já sustentariam nosso futebol. A contribuição mensal é de apenas R$ 20 e no futuro vamos sortear brindes e a ideia é transformar o associado em sócio-torcedor do Democrata. Todos os conselheiros estão com fichas e os interessados também podem ir no Recanto do Jacaré ou ligar para o (31)  3774-8943.

 

Como o Democrata pensa em formar uma equipe para o próximo ano?

Jaime Aleluia - A Ascrata vai promover uma competição sub-23 para valorizar uma marca que está em crescimento. Também para criar uma fonte de receita. A partir daí vamos buscar nomes para compor o nosso elenco. Ainda pretendemos trazer jogadores da região e não vamos descartar parcerias com os grandes clubes de Belo Horizonte. É lógico que em caso de parceria não perderemos o comando na formação do nosso time de futebol. Não temos outra opção a não ser subir para o Módulo II no próximo ano. Vou ser mais ousado, acredito que no fim do meu mandato o Democrata estará na 1ª Divisão.

 

A dívida do clube é muito grande?

Jaime Aleluia - O Democrata tem um passivo na ordem de R$ 3 milhões. Afirmo que neste mandato vamos quitar toda esta dívida. Os credores podem acreditar nisso. Evidentemente precisamos criar receitas e estamos trabalhando pra isso. Nosso orçamento para os próximos três anos é exatamente o valor da dívida. Por isso, temos que criar uma receita maior para equacionar tudo.

 

Existe alguma ideia efetiva para equacionar esta dívida?

Jaime Aleluia - O time de Sete Lagoas é o Democrata Futebol Clube. Vou tentar uma parceria com a Prefeitura, mas principalmente vamos chamar a sociedade para abraçar o time. Precisamos do apoio de todos.

 

É verdade que o Recanto do Jacaré não pertence mais ao clube?

Jaime Aleluia - O Recanto do Jacaré foi arrematado em leilão e o valor já foi pago. O imóvel não pertence mais ao Democrata neste momento. No decorrer do tempo a Prefeitura fez o seu tombamento. Esta foi uma atitude muito corajosa e certeira do prefeito Marcio Reinaldo. Este decreto blindou o Recanto e por isso temos a possibilidade de recuperá-lo. Seria por meio de um projeto entre a Prefeitura e o arrematante, que são construtores. Este é um projeto viável e sem custo e está bem encaminhado, inclusive com o prefeito eleito Leone Maciel.

 

Qual a saída para acabar com a falta de uso do Recanto?

Jaime Aleluia - O Recanto do Jacaré é rentável. Estudamos a possibilidade dele voltar a ser um clube social. Tem um trabalho para ser feito, mas temos coragem para enfrentar estes desafios.

 

Quais os planos para a Arena do Jacaré?

Jaime Aleluia - A Arena do Jacaré está sob um contrato de comodato com o Estado até 2019. No decorrer do cominho o Estado passou esta responsabilidade para a Prefeitura. Entendemos que a Prefeitura está sendo um inquilino muito ruim. A Arena está mal cuidada e sendo bastante utilizada. Já revelamos ao Estado que a Ascrata tem interesse neste comodato até 2019, mas para isso precisamos de apoio financeiro, já que o custo de manutenção é grande. Somos donos do imóvel e não podemos aceitar como ele está sendo administrado.

 

PERFIL DO PRESIDENTE

Jaime do Carmo Ribeiro, 58 anos, advogado. Casado com Ermínia de Fátima Silva Ribeiro, pai de Renata e Jaime Jr. e avô de Júlia e Matheus. Ocupou a vice-presidência do Conselho Deliberativo do Democrata. Atua na advocacia em Pouso Alegre onde já foi Juiz do Trabalho. Na cidade do sul de Minas também já foi presidente do Lions Clube por dois mandatos.

 

Por Renato Alexandre

 

Veja Mais