O jogo inesquecível: Real Madri e Bela Vista marcam a excursão pelo Velho Continente

26/04/18 - 11:13

A foto acima mostra a equipe do Bela Vista que enfrentou o Real Madri, dia 7 de agosto de 1958, no estádio Santiago Bernabeu. Em pé, da esquerda para a direita: o técnico Orlando Rodrigues, Delio, Salvatori, Gaia, Adelmar, Isaias e Edésio; agachados: Toledo, Jorginho, Genuíno, Zico e Lima. Este é o único registro antes do jogo e, infelizmente, não mostra todo o jogador Edésio.

 

 

A “seleção” formada por jogadores como o argentino Di Stéfano e o húngaro Puskas era a melhor equipe do futebol mundial já naquela época, em 1958. Ao lado dos rivais Barcelona e Atlético de Madri, o Real era praticamente imbatível. Cerca de 100.000 pessoas assistiram ao jogo contra o Bela Vista no Estádio Santiago Bernabéu.

 

Diante de grande expectativa, o jogo estava surpreendentemente  empatado em 1x1. Para o BV, marcou Nenezão. Mas, quando o jogo iria terminar, Kopa cobrou pênalti e fez: Real Madri 2x1 Bela Vista.

 

O melhor time do planeta suou para derrotar o BV. Foi um jogo equilibrado, narra o escritor Ronaldo Pontes. Defendendo as cores verde e branca do BV, entraram em campo: Adelmar, Isaías e Gaia; Délio, Salvatore e Edésio (Zico); Jorginho, Toledo Genuíno( Nenezão) e Sebastião Lima.

 

Durante a temporada na Europa, de 2 de agosto a 22 de outubro, o Bela Vista disputou 24 partidas. De volta ao Brasil, a delegação foi recebida com festa por sua apaixonada torcida. O inédito feito do Bela Vista completa 60 anos, mas até os dias de hoje a partida contra o Real Madri é relembrada por diversas gerações.

 

Caio Pacheco

Veja Mais