ENTREVISTA: O que pensam os candidatos a prefeito - parte 2

27/09/16 - 10:44

 

Quais obras são prioritárias na sua avaliação? Quais suas propostas para aumentar o número de empregos? Estas foram duas das perguntas respondidas pelos candidatos a prefeito de Sete Lagoas, por meio de uma enquete elaborada pelo SETE DIAS. O jornal publicará paulatinamente as propostas dos candidatos para os mais diferentes setores até as próximas eleições. Com esta iniciativa o SETE DIAS contribui para que os eleitores possam conhecer melhor o pensamento de cada candidato e exercer o voto consciente.

 

Qual será o papel do vice na sua administração?

 

MARCIO REINALDO

A vice será uma peça decisiva no processo efetivo de gestão. Vejo na Carol Canabrava alguém que poderá se integrar de maneira forte com a área social e com a juventude e com os programas de combate à violência contra a mulher, no trabalho de inclusão da mulher no mercado de trabalho e nas oportunidades que se abram no campo político. A vice terá papel fundamental na direção das ações sociais e de seguridade social.

 

LEONE MACIEL

Duílio de Castro fortalece o nosso projeto com sua expertise política. Mas, acima de tudo, com a sua humildade em ouvir as pessoas e entender seus anseios, assim ele resolverá diretamente com o prefeito as demandas da população. Duílio sempre foi vereador atuante, voltado para as causas sociais, e será um elo confiável da administração municipal com a Câmara de Vereadores e a população.

 

EMÍLIO VASCONCELOS

O de um parceiro de vida. Eu e o Caio somos da mesma geração. Crescemos juntos vendo nossos pais fazerem a boa política e herdamos deles o idealismo de dedicação a causa do público. Ele terá diversas funções, será um conselheiro permanente e delegarei a ele tarefas primordiais como a definitiva regularização fundiária e o andamento de empreendimentos importantes para a cidade.

 

ELSON COPAFER

Meu vice Ronaldo Chequer vai auxiliar na interlocução com os outros poderes e também na própria gestão do município. Ele terá autoridade para apresentar sugestões, projetos e apontar caminhos.  O vice ainda vai garantir o empenho da administração na gestão dos projetos sociais. O Ronaldo Chequer  foi seletivamente escolhido por fazer parte da força policial e assim poderá contribuir com os projetos na  área de Segurança Pública.

 

Quais obras são prioritárias na sua avaliação?

 

MARCIO REINALDO

Sete Lagoas conta com mais de 800 quilômetros de vias. Então, são 800 desafios na área de asfalto, calçamento, rede pluvial, de água, e de esgoto. Vamos dar continuidade em tudo que foi feito em nossa gestão. Temos que lutar muito para conseguirmos o projeto de tratamento de esgoto que foi incluído no PAC pelo Governo Federal. Possivelmente seremos incluídos no programa do ‘’Novo Chico’’, o novo rio São Francisco, e será muito cobrada a eliminação do esgoto que Sete Lagoas joga in natura no Rio das Velhas. Teremos de ter a dignidade de tratar o esgoto que nós produzimos, mas, sobretudo, darmos uma resposta positiva para os nossos vizinhos e para Minas e o Brasil.

 

LEONE MACIEL

Todas as obras têm uma importância muito grande para o município, mas a prioridade, é reerguer a cidade economicamente gerando empregos e voltando a pagar o funcionalismo público em dia. Voltar a prestar serviços de qualidade e oferecer aos cidadãos saúde e segurança pública.  Uma das metas é entregar o hospital regional equipado para a população. Não podemos nos esquecer de resgatar a segurança pública da nossa cidade, investir em mais escolas de tempo integral e em cursos profissionalizantes para que nossos adolescentes aprendam desde cedo uma profissão e não se desviem do caminho do bem.

 

EMÍLIO VASCONCELOS

Começa pela conclusão das que estiverem em andamento, com especial atenção ao Hospital Regional. Quero também construir e fazer funcionar uma grande policlínica, um centro de especialidades médicas para solucionar de vez o gargalo da consulta e dos exames, impedindo que a doença leve a internação e aos hospitais. Quero redesenhar a cidade urbanisticamente com o Contorno do Boa Vista, ligação da Norte Sul com seu norte sem passar pelo centro, Via Noroeste e tantas outras. Através de PPPs podemos pensar no Centro Administrativo. Substituir nossas redes de saneamento. Investir em praças e parques nos bairros.

 

ELSON COPAFER

Na área da saúde, sem dúvida, vou me empenhar na conclusão do Hospital Regional, obra primordial para otimização do atendimento à população. Melhorar o trevo de acesso a BR-040, aumentando a segurança do trânsito na região. Concluir a ligação da avenida Norte-Sul e a MG-238. Melhorar o acesso ligando a empresa Caterpillar até a Cidade de Deus, trevo da antiga Barbosa Mello. E ainda terminar a rodovia até Araçaí, via distrito de Silva Xavier.

 

Quais suas propostas para aumentar o número de empregos?

 

MARCIO REINALDO

Este ponto é um dos mais desafiantes e importantes. Talvez a prioridade número um do governo seja o emprego, a geração de renda e criação de mecanismos para dar opções para o cidadão desempregado ser transformado em um empreendedor. Vamos precisar muito da motivação educacional e de atrair indústrias que empreguem grande quantidade de pessoas. Uma das esperanças do mundo, hoje, é trazer o capital chinês para os seus países, para as suas cidades e suas regiões. Nós já estamos inseridos nisso com os seus caminhos abertos e traçados. Então, esse é um desafio e a primeira prioridade da nossa nova gestão.

 

LEONE MACIEL

Estamos conversando com o vice-governador Antônio Andrade e solicitamos seu empenho para promover a instalação de empresas em Sete Lagoas. Valorizar o comércio local é importante por ser um dos maiores empregadores. Vamos, ainda, revisar o IPTU e procurar uma forma legal de reduzir a um valor justo que o empregador tenha condições de pagar já que a prefeitura, de forma irresponsável, aplicou um valor abusivo. A prefeitura fará a sua parte ao pagar o funcionalismo em dia, injetando recursos na economia. Através das escolas com cursos profissionalizantes que vamos implantar o nosso jovem sairá da escola diretamente para o mercado de trabalho.

 

EMÍLIO VASCONCELOS

Valorização da empresas já instaladas através de uma política tributária que vá incentivar as compras da produção, comercialização e prestadores de serviços da cidade. Parceria e esforço permanente para novos empreendimentos na cidade e agilização dos já em andamento.

 

ELSON COPAFER

Diante dos problemas mundiais envolvendo a siderurgia, nossa região em destaque que sempre teve no ferro gusa, um dos carros chefes de nossa economia, passa por dificuldades. Temos que diversificar nossa matriz econômica, atraindo investimentos em outros segmentos que absorvam grande quantidade de mão de obra, como por exemplo as indústrias calçadista e a de confecções.  Temos que fortalecer o turismo, em suas várias formas, com aproveitamento sustentável de todos os recursos naturais disponíveis, gerando fontes de renda, salários e impostos para o município.

 

Quais suas propostas para a segurança pública?

 

MARCIO REINALDO

A segurança pública também é prioritária. A Constituição reserva ao Estado esta responsabilidade, mas infelizmente ele tem sido omisso e devedor com Sete Lagoas. Isso precisa ser corrigido e buscadas as alternativas. Vimos na China, em Yixing, um projeto maravilhoso de segurança pública, por meio de identificação facial, que pretendemos implantar. São fatores importantíssimos para a tranquilidade do cidadão. Caso contrário, vamos ver os marginais e bandidos soltos e a população de bem presa em suas residências.  Isso já chegou em Sete Lagoas e nós temos que combater de forma veemente esse procedimento.

 

LEONE MACIEL

Com a parceria com o Governo Estadual vamos redefinir uma política de enfrenta-mento à violência. Vamos criar um comitê permanente de gestão integrada com forças de prevenção à criminalidade com representantes das polícias Civil e Militar, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da Prefeitura e sociedade civil. Vamos reestruturar e planejar estrategicamente a Guarda Municipal para melhoria da segurança no município e ainda ampliar a vigilância em locais públicos propícios a práticas criminosas. E, ainda, fortalecer o Conselho Municipal de Segurança Pública.

 

EMÍLIO VASCONCELOS

O primeiro passo passa pelo resgate da força política. Vamos parar de agir sozinhos e liderar e coordenar uma união dos vários agentes da cidade e região para exigir do Governo do Estado a atenção que precisamos. Não podemos aceitar nossa subordinação ao comando de cidades menores e muito menos o diminuto efetivo nas polícias. Vamos ter ações diretas e preventivas da prefeitura, como iluminar melhor onde é inseguro, atenção às famílias de risco social, “Escola Aberta nos Finais de Semana”, parceria e incremento ao PROERD. Jamais vamos sair do foco de que tudo começa na educação.

 

ELSON COPAFER

Aprimoramento do sistema “Olho Vivo” aumentando a quantidade de câmeras de monitoramento em áreas vitais à segurança. Melhoria da nossa iluminação pública, otimizando a já existente e instalando onde se fizer necessária.  Vamos criar convênios com escolas/cursos profissionalizantes na periferia, atraindo e retirando os jovens das ruas, ingressando-os no mercado de trabalho, dando-lhes a oportunidade de se livrarem da carreira do crime e da contravenção, inserindo-os na sociedade. E ainda fortalecer o aparelhamento da Guarda Municipal.

 

Renato Alexandre

Veja Mais