O senhor dos papeis: sete-lagoano recria personagens em esculturas super realistas

07/12/16 - 15:50

Criador e criaturas - Mateus diz ser fã de Senhor dos Aneis
Criador e criaturas - Mateus diz ser fã de Senhor dos Aneis

 

 

Ele tem apenas 20 anos e se diz autodidata na arte de criar esculturas super realistas utilizando basicamente papel. O estudante Mateus Rocha, morador do bairro São João, se diz fã da série de filmes “O Senhor dos Anéis”, tanto que já criou dois personagens da saga: o dragão Smaug e o demônio do mundo antigo Balrog. “Desde pequeno já tentava fazer bonequinhos de papel, dobraduras, mas comecei pra valer mesmo com 16 anos”, diz Mateus. A primeira peça foi um chifre para uma fantasia de Halloween. “Não achei pra comprar, então fiz”, comenta. Depois fez uma máscara, um corvo e não parou mais.

 

Apesar de já ter criado diversas esculturas, somente em setembro deste ano conseguiu expor seu primeiro trabalho. “Durante a Anime Sete, um evento de cultura pop que aconteceu em Sete Lagoas em setembro, expus o Smaug, que ficou quase um mês na Galeria Myralda”, lembra o garoto. Segundo ele, foram seis meses para que o dragão de três metros de comprimento ficasse pronto.

 

Nas peças, além de qualquer tipo de papel (seda, papelão e jornal), também usa tesoura, cola, madeira para a estrutura de peças maiores e tinta. Até garrafa pet entra. “Fiz os olhos do Smaug e do lobisomem com o fundo de uma garrafa pet”, revela o jovem talento. O ateliê improvisado do garoto fica em seu próprio quarto. “Gosto de fazer coisas grandes, fica mais realista, mas não tenho muito espaço”, lamenta. Apesar do trabalho bem feito, Mateus diz que não pensa em se profissionalizar na área. “É só um hobby, eu amo mesmo é teatro. Só fiz por encomenda duas vezes: uma coruja para um fã de Harry Potter e um coral marinho para um trabalho de escola, que entreguei esses dias”, diz Mateus, orgulhoso com a própria obra.

 

Marcelo Sander

Veja Mais