Casa dos Idosos de Curvelo tem 22 pacientes diagnosticados com a Covid-19

14/05/20 - 10:29

A Prefeitura Municipal de Curvelo divulgou ontem, quarta-feira (13), que foram confirmados mais 22 casos de pacientes do asilo “Casa dos Idosos” com a Covid-19. “Eles se encontram em isolamento, em bom estado geral de saúde e não necessitaram de internação”, consta na nota divulgada pelo Boletim Epidemiológico.


Até o momento são 510 casos notificados no município, sendo 309 com síndrome gripal inespecífica, 151 casos descartados, 31 confirmados, 17 aguardando resultado e dois óbitos confirmados – sendo os pacientes de Morro da Garça e Presidente Juscelino. 


Confira abaixo, na íntegra, explicações da Prefeitura de Curvelo para o aumento de casos na cidade e como as notificações vem sendo trabalhadas: 

 

0BSERVAÇÕES:

 

1) Nova Nota Técnica Estadual, tratando das definições de casos e fluxos de testagem laboratorial e notificação dos casos de COVID-19, definiu que casos de SG sem investigação laboratorial específica para COVID-19 devem ser divulgados como SÍNDROME GRIPAL INESPECÍFICA. No Sistema de Informação Nacional (E-SUS VE), até que o Ministério da Saúde defina a classificação, tais casos permanecerão sem encerramento. Dessa forma, neste boletim, o item CASOS SUSPEITOS dá lugar ao item SÍNDROME GRIPAL INESPECÍFICA.

 

2) Outra alteração trazida pela referida Nota refere-se à confirmação por critério clínico-epidemiológico, ou seja, sem o resultado de exames laboratoriais, dos casos que se enquadrarem como Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) com histórico de contato próximo ou domiciliar, nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para COVID-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica. A partir de agora, serão considerados positivos todos os contatos próximos ou domiciliares, de pacientes confirmados, que apresentarem sintomas gripais até 7 dias do contato ocorrido. Por isso, o boletim de hoje apresenta considerável aumento no item CASOS CONFIRMADOS.

 

3) Os casos informados neste boletim referem-se aos atendimentos de pacientes residentes em Curvelo e também em outros municípios.

 

4) São também recebidas informações de pacientes residentes em Curvelo hospitalizados fora, através do fluxo de retorno do Sistema de Informação SIVEP Gripe.

 

5) O critério de coleta baseia-se nas recomendações do Ministério da Saúde. Atualmente é coletado material apenas de pacientes hospitalizados e de profissionais de saúde.

 

Veja Mais