SQLSTATE[42000]: Syntax error or access violation: 1064 You have an error in your SQL syntax; check the manual that corresponds to your MySQL server version for the right syntax to use near 'ORDER BY nome ASC' at line 1

Pais separados, filhos desorientados?

22/08/19 - 14:44

Por

Normalmente, o que ouvimos é isto, “filhos de pais separados são pessoas problemáticas”. Analisando todos os processos de desenvolvimento psicossociais, temos que somos frutos do meio e por isso agimos e pensamos de acordo com o nosso meio familiar.

 

Crianças criadas em ambiente de conflito, são crianças instáveis, serão adolescentes conflituosos, serão jovens inseguros e serão adultos com dificuldades de se perceber e se estabilizar em tudo ou quase tudo.

 

Dentro da perspectiva psicanalítica, somos segundo Lacan “espelhos da sociedade”. Há muitas leituras e releituras deste contexto. Uma das vertentes é que carregamos a bagagem que construímos desde a mais tenra idade. Outra análise é que somos como o velho ditado “filho de peixe, peixinho é”. Mas a grande verdade é que temos escolhas, essas escolhas têm muito a ver com nossas origens e todo aprendizado adquirido nela, mas somos capazes de selecionar o que desejamos para nós no percurso de nossa existência.

 

A formação do ser humano poderá sofrer com a separação dos pais, no sentido positivo e no negativo. Positivamente se o ambiente ficou insustentável e com a separação houve uma harmonia entre os pais, também se o respeito aos filhos e o amor a eles permaneceu.

 

Negativamente, se os filhos passarem a assumir o papel de objeto de retaliação entre os pais se forem usados para transmitirem a outra parte os recados e se esses filhos tiverem que escolher a quem dos pais darão mais amor. 

 

O filho veio a partir dos dois e sempre serão filhos dos dois, não há como negar, mas há como conduzir de maneira madura o desenvolvimento dos filhos de um casamento desfeito. Percebe leitor que falo de casamento e não de separação entre pais e filhos.  

 

Os transtornos emocionais causados pela separação dos pais podem advir de construção desorganizada da família. Há sofrimento sim, mas é um processo igual ao processo do luto, tem um tempo para acabar de maneira saudável.

 

Percebam pais que tipo de perfil desejam para seus filhos. E estabeleçam as relações sociais para que tudo esteja bem no processo de desenvolvimento psicossocial de seus filhos.

 

Por Ana Lúcia da Silva                                         

Silva&Costa Psicanálise e Terapias                             

(31) 3774-7580/  (31) 991069266                                 

www.silvaecospapsicanalise.com.br                               

silvacostapsicanalise@hotmail.com

 

Veja Mais