Pedalinhos abandonados são retirados da Lagoa Paulino

12/02/19 - 14:29

Pedalinhos estavam parcialmente submersos e eram focos potenciais do Aedes aegypti
Pedalinhos estavam parcialmente submersos e eram focos potenciais do Aedes aegypti

O flagrante da foto é uma metáfora da situação em que Sete Lagoas se encontra. A foto, publicada nas redes sociais há cerca de duas semanas, mostra o que restou dos outrora famosos e tradicionais pedalinhos que davam um charme à Lagoa Paulino, na imagem parcialmente submersos e totalmente abandonados, sendo focos potenciais do mosquito da Dengue. 

 

O último a explorar comercialmente o serviço, o servidor público federal José Ailton Gonçalves, afirma que não quis dar continuidade à concessão e a transferiu para Rodrigo Rodrigues, então sócio do concessionário do bar da Ilha do Milito, a Ilha Espeteria, Henrique Saraiva de Araújo, em 2017. "Já tem mais de um ano que entreguei ofício à Prefeitura encerrando as atividades formalmente. O Rodrigo Rodrigues, que era sócio do Henrique, me procurou e teve interesse de assumir lá pra ele gerenciar junto com o bar", informa.

 

José Ailton não quis dar sequência à concessão alegando sucessivos prejuízos após dois anos explorando o serviço. "É um negócio que é um lazer para a população e para os turistas. Acho que faltou um pouco mais de parceria da Prefeitura. A taxa de concessão não era barata. Se o negócio estivesse rodando bem, até daria, mas não houve interesse por parte da Prefeitura. Só o custo de manter funcionário, não tendo grande movimento, inviabiliza", acredita José Ailton, que delega a responsabilidade atual dos pedalinhos a Rodrigo Rodrigues.

 

Já Rodrigo Rodrigues nega ter assumido o serviço. "Já não tenho nada a ver com esses pedalinhos faz tempo. Não cheguei a pegar a concessão e nem tenho ideia pra onde foram", informou.

 

De acordo com Henrique Araújo, proprietário dos bares Ilha Espeteria e Iceberg, localizados na Ilha do Milito, a situação dos pedalinhos prejudica a imagem do estabelecimento. "O restaurante não tem qualquer envolvimento com isso. É uma outra concessão. Já tínhamos pedido para a Prefeitura tomar alguma providência e nos disseram que iriam notificar o concessionário", afirma; Segundo Henrique Araújo, agentes de endemia da Secretaria Municipal de Saúde estiveram no local na última semana e providenciaram a retirada dos pedalinhos.

 

Perguntados, nem Henrique, nem José Ailton e nem Rodrigo souberam informar sobre o paradeiro dos pedalinhos (e de parte da história de Sete Lagoas). Segundo a Prefeitura, os pedalinhos se encontram na Garagem do Município aguardando a retirada por parte do proprietário.

 

Marcelo Sander

 

Veja Mais