Pequena empresa pode ter grande gestão

18/07/18 - 11:10

Ser pequeno ou microempresário aplicando metodologias e ferramentas utilizadas até mesmo em multinacionais de sucesso é possível. Organize seu negócio com a Cadenza

 

Vida de pequeno e microempresário é sempre um corre-corre, afinal, são poucas pessoas dando conta de muita coisa. Imagine, por exemplo, o dono de um bar. Para manter a roda girando, ele acorda já pensando em ir ao banco pagar contas, fornecedores e empregados; vai ao supermercado comprar os produtos da cozinha; volta nos fornecedores, limpa o local para receber os clientes; e vai pra linha de frente no balcão. Enquanto tudo caminha bem, ótimo. Mas, aos poucos, problemas aparecem e aquela correria (que parecia uma calmaria administrável) começa a se tornar um mar revolto e difícil de navegar.

 

De acordo com administradora de empresas com MBA em Logística Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Liderança pela UNA, Mariana Marques, “o grande desafio dos micros e pequenos empresários é aliar a flexibilidade e a personalização dos negócios com uma gestão e organização de processos, bem como controles eficientes”. Marques é sócio-diretora da Cadenza Parceria Empresarial, em Sete Lagoas, que tem como objetivo ajudar o microempresário na organização de sua empresa e na implantação de melhorias. “Sabemos que é possível os pequenos realizarem gestões mais eficientes e voltadas para a conquista de grandes resultados”, explica.

Sua sócia, a engenheira de Produção pela UFV Juliane Ladeira, conta que de nada adianta ter um bom produto ou serviço se as demais atividades não estiverem alinhadas e coerentes com a boa prestação de serviço. “A maioria das empresas nasce sem planejamento. Parte da vontade e habilidade do empresário. Uma pessoa que maqueia muito bem, vai abrir um salão ou prestar o serviço de maquiagem. São raras as que organizam seus processos antes. Só vão pensar no momento que crescem ou que perdem receita”, analisa Juliane.

 

SUSTENTABILIDADE

Outro desafio para os pequenos e micros é conseguir evoluir de forma sustentável. “Toda a organização e planejamento estratégico são primordiais para o crescimento. Capital de giro é importante. E o entendimento de que quando a empresa cresce, o empresário precisa delegar funções de grande responsabilidade a uma equipe bem treinada. Crescer envolve delegar, confiar, ter uma cultura empresarial e uma boa equipe”, pontua Mariana Marques.

“Sabemos que o acúmulo de funções e de tarefas pelo responsável da empresa é prejudicial. À medida que a empresa cresce, você não memoriza tantas tarefas, se esquece e, com isso, começa a má gestão. Entramos para ajudar a criar indicadores, ter fórmulas e métodos mais eficientes de trabalho. Nos preocupamos com os negócios de cada um dos nossos clientes”, conclui Juliane Ladeira. 

 

 

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