Prefeitura decreta situação de emergência e promove mutirão para tentar conter epidemia de Dengue

23/04/19 - 11:35

O objetivo é atacar os focos do mosquito onde eles estão, e para isso, será montada uma força tarefa
O objetivo é atacar os focos do mosquito onde eles estão, e para isso, será montada uma força tarefa

O aumento dos casos de Dengue em Sete Lagoas levou á publicação, no Diário Oficial do Município, de um decreto de emergência em função da epidemia da doença na cidade e, com o objetivo de frear o avanço do Aedes aegypti, a Prefeitura recebeu autoridades de diversas áreas, no fim da tarde desta segunda-feira, 22, para a apresentação do projeto de um mutirão de limpeza.

 

A apresentação foi encabeçada pelo secretário de Saúde Francis Henrique da Silva, que mostrou os números mais recentes da Dengue na cidade. Até o momento, já foram 2.878 notificações, das quais 1002 se confirmaram. Há registros da doença em 124 bairros da cidade. “Nosso objetivo é atacar os focos do mosquito onde eles estão, e para isso, vamos montar uma força tarefa, unindo secretarias, entidades públicas e privadas em um grande mutirão”, explicou o secretário.

 

A previsão é que os trabalhos tenham início no dia 6 de maio e sejam coordenados pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Programa de Combate ao Pernilongo e vai envolver ações de orientação nas localidades onde a situação é mais crítica, distribuição de sacos plásticos, orientações aos moradores, visitas em escolas e empresas, entre outras.

 

Nivaldo Santos, que coordena o setor de Combate ao Pernilongo, deu seguimento à apresentação do plano. “As secretarias de Meio Ambiente e Obras e a Vina serão responsáveis pela notificação de lotes fechados, limpeza e capina de meio fio e operação tapa buracos. Teremos também o apoio do 4º GAAAe que vai atuar em borracharias, retirando pneus inservíveis e encaminhando para o Eco Ponto no aterro sanitário”, explicou.

 

As secretarias de Educação e Desenvolvimento Econômico, a Codesel, a Superintendência Regional de Ensino a Polícia Militar, a Câmara Municipal e a Armaresol, associação de catadores de materiais recicláveis, também serão envolvidas no mutirão dando apoio logístico e operacional, como a cessão de pessoal e maquinário. 

 

Da redação com Ascom Prefeitura 

 

Veja Mais